Proposta é orientar professores da educação infantil sobre a possibilidade de desenvolver atividades de ensino em ciências tendo os insetos como ferramenta didática
Professores da rede municipal de ensino participaram na quinta-feira (16) da oficina “Ensino de Ciências para a Educação Infantil: Ciência é coisa de criança Sim!” oferecida pelo Cena / USP (Centro de Energia Nuclear da Agricultura) e APG (Associação de Pós Graduandos) da universidade. No total, 33 professores participaram das atividades teóricas e práticas.
O objetivo é discutir a importância da ciência da natureza para o desenvolvimento das crianças utilizando estratégias para a construção do conhecimento de forma lúdica e divertida.
A coordenadora de projetos de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Laís Ferraz de Camargo, explicou que a oficina partiu de um experimento com joaninhas que foi objeto de pesquisa da professora Gelsa Mara Presuto e da doutora Tatiana Guimarães Lopes, da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em duas escolas da rede municipal.
A proposta é orientar professores da educação infantil sobre a possibilidade de desenvolver atividades de ensino em ciências tendo os insetos como ferramenta didática para proporcionar observação e aproximação da natureza. “Nós temos a intensão de oferecer novamente esse curso no ano que vem para mais professores”, disse Laís.
De acordo com a doutora Tatiana a ideia é propor uma discussão com a finalidade de se instigar o interesse da criança sobre ciência. “Ajudar a criança a observar o meio que ela vive”, disse. Para tanto, há necessidade de preparar o professor para esse objetivo. “Os professores precisam estar preparados para atender essa geração que tem acesso a tantas informações”, disse.