Professores do Curso Interdisciplinar de Formação Continuada visitam Centro de Estudos do Universo, em Brotas

21 de agosto de 2015 • André Cruz

Há cinco meses, profissionais da Educação do município participam do Curso Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores, da Universidade Federal de São Carlos. São 80 horas de conteúdo divididas em 18 módulos, nove serão vistos este ano e nove no que vem. Até o momento, foram cumpridos 5 módulos e os professores têm apreciado muito as atividades realizadas, o que pode ser constatado pela frequência sempre alta durante as aulas, além dos relatos dos próprios professores, que têm demonstrado que os objetivos traçados estão sendo conduzidos de forma adequada e plenamente cumpridos, relata o coordenador do curso Prof. Dr. Alexandre D. M. Cavagis.

O curso é destinado aos professores de 4º e 5º Ano e do Ensino Complementar, coordenadores e supervisores da rede municipal de educação. Além da teoria, os alunos têm aulas em laboratórios e já estão fazendo atividades em campo como, por exemplo, ao Centro de Estudos do Universo, em Brotas-SP.

Nos dias 5, 12 e 19 de agosto, três grupos de professores visitaram o Centro de Estudos do Universo (CEU). Nessas visitas, os educadores participaram de palestras e oficinas temáticas de Astronomia e Geologia, incluindo uma sessão de planetário e observação telescópica, orientada por astrônomos profissionais. “Foi possível observar o planeta Saturno, com suas luas e famosos anéis, além de várias constelações importantes e detalhes do nosso próprio satélite natural, a Lua”, disse Cavagis.

19.08.15_SME-Brotas_2_Custom

Visita a Brotas do dia 19 de agosto de 2015

De acordo com ele, nas visitas, foi notável a emoção coletiva de poder vivenciar na prática a observação do céu noturno e de astros que a maioria das pessoas só tem a oportunidade de ver por meio de fotos. Ao longo do curso, há ainda outras 5 saídas de campo previstas, dentre elas visitas a laboratórios, coletas de fósseis e uma viagem ao Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP), prevista para o mês de dezembro deste ano.

O Governo Municipal, na Administração do Prefeito Gabriel Ferrato, tem investido maciçamente na formação e capacitação dos profissionais da Educação. Além deste, outros cursos estão sendo ministrados para os profissionais da rede, são eles: especialização em educação infantil, gestão escolar, docência em educação infantil e coordenação pedagógica, nas cidades de São Carlos, Valinhos, Sorocaba e Limeira, todos gratuitamente. O custo para o curso Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores foi de aproximadamente R$ 200 mil reais.

cveta_2

certa