Professores de Educação Física passam por formação da Semana Municipal do Brincar

22 de abril de 2019 • André Cruz

Professores de Educação Física da rede municipal de ensino participaram no dia 5 de abril de mais uma ação da parada de ações formativas da I Semana Municipal do Brincar. No total, 39 professores participaram da formação. A semana será realizada no fim do mês de maio e vai envolver todos os alunos e comunidade escolar da rede.

Objetivo, de acordo com a organização do evento, é “fruir e despertar o ser brincante de cada educador, sensibilizando-os para o Tema da Semana Mundial do Brincar de 2019: “Diversidade – O Brincar que Abraça a Diferença”, o qual corrobora com o Tema dos III Jogos internos das Escolas Municipais”.

A ação formativa foi realizada no Sesc Piracicaba e teve como professora responsável Priscila Candeloro Hermínio, graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp. No Instituto Brincante, formou-se no curso A Arte do Brincante para Educadores. Trabalhou como professora de Educação Infantil em rede pública por treze anos. Foi educadora do Programa Espaço de Brincar do SESC Jundiaí. Atualmente, trabalha como orientadora pedagógica em Creche e Emei´s de Campinas. É integrante do Grupo Cinco Marias, no qual se dedica à realização de oficinas de brincadeiras e de construção de brinquedos tradicionais para crianças, adolescentes e adultos e, em especial, de formação de profissionais da área da educação. Como integrante do grupo Caixeiras da Guia, é uma das responsáveis pelos Projetos Quintal do Casarão e Quintal em Festa, assim como pelo Grupo de Estudos Infância no Casarão, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas. Em 2014, publicou o artigo “O pião entrou na roda: brinquedo, cultura e educação”, que compõe o livro Brincadiquê – pelo direito de brincar, da Editora Champagnat/PUCPR.

Fotos: Fortunato Foto e Filme