Professores da rede municipal terão livre acesso a computador

16 de janeiro de 2014 • André Cruz

O empreendimento facilitará os trabalhos dos docentes e de toda equipe escolar

A partir de agora, os professores da rede municipal de ensino poderão preparar de maneira mais rápida e eficaz suas aulas, fazer pesquisas e até aproveitar o tempo disponível para estudar. Tudo isso será possível graças à compra de 500 computadores, que serão distribuídos a todas as escolas municipais. A Prefeitura de Piracicaba investiu  R$ 1.612.500,00 na  aquisição dos aparelhos que facilitará, e muito, não só a dinâmica dos professores, mas também dos demais funcionários das escolas. As instalações já foram iniciadas e estão previstas para terminar em março de 2014.

A Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, explica que haverá substituição de aparelhos, quando necessário, e acréscimo de computadores nas escolas. A ideia é que cada unidade tenha, pelo menos, quatro computadores que ficarão distribuídos da seguinte maneira: um para a secretaria, um para a direção, outro para a coordenação e uma máquina para a sala dos professores.  “O uso será exclusivo aos funcionários e professores. Na área administrativa das unidades, por exemplo, os computadores irão contribuir para os processos de gestão educacional, na organização de documentos, planilhas e cadastro de alunos. Já os professores terão total liberdade para usar o computador para apoio ao processo pedagógico”, declara.

Foto: Marquinhos Ferreira
DSC_3074
Os técnicos do Setor de Informática da Secretaria de Educação com funcionária da E.M. Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

Para Sandra Ferreira, responsável da Divisão de Informática e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação, uma das vantagens de usar o computador é que ele apresenta uma infinidade de possibilidades de uso, desde editar um texto, fazer uma apresentação a assistir um vídeo. “Além disso, ele é uma fonte inesgotável de informações, com as quais o professor pode trabalhar junto aos alunos, transformando a sala de aula em um lugar atraente e que estimule as crianças a melhorar seus conhecimentos e suas habilidades cognitivas, contribuindo assim para que eles tornem-se aprendizes autônomos”, afirma.

DSC_3061
DSC_3079