Professoras participam de oficina de Circo

14 de agosto de 2013 • André Cruz

“O que vimos aqui é o que devíamos ver em todas as escolas do país”. A fala é da Secretaria de Educação Angela Jorge Corrêa, que acompanhou na semana passada, a avaliação semestral das professoras da E.M. Professora Anna Maria Fontabelli Avansi, que além de uma café da manhã especial a todos os funcionários da unidade, contou com uma oficina de circo. Estiveram presentes também a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Perina, e a supervisora Diva Feritas.

O circo foi o tema escolhido como proposta pedagógica da escola para este ano. Segundo a diretora da escola, Nilza Romani, a ideia de trabalhar com este tema foi muito bem aceita tanto pelos alunos, de 0 a 6 anos, quanto pelos professores que mensalmente, na “Sexta cultural” preparavam uma apresentação encenando algum personagem do circo às crianças.

Foto: Marquinhos Ferreira
SME_GILDA_02.08.13_7

As 21 professoras participaram da oficina com a “Cia Malabares e Circo”, da cidade de Americana. A atividade incluiu teoria, com a história do circo e a importância das atividades circenses na escola, e brincadeiras com bolas, diabolô e malabares em geral. “Foi um tempo de descontração. E é possível sim fazer com que os alunos aprendem tendo como base também as atividades lúdicas. Aspectos motores, sensitivos e imaginários são estimulados nas crianças”, explicou a Secretária Angela.

A supervisora da Escola, Diva Freitas, contou que além das apresentações culturais com as professoras vestidas de bailarinas ou palhaços, durante o semestre passado, por exemplo, elas também criavam e contavam histórias que envolviam a musica e o teatro. “A oficina veio para aperfeiçoar e dar ainda mais suporte ao trabalho que as professoras vêm desenvolvendo com as crianças”, contou.

Fotos: Marquinhos Ferreira
SME_GILDA_02.08.13_82