.: Proerd forma 1.219 alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino

7 de dezembro de 2022 • Ygor Oliveira

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar, forma neste semestre 1.219 alunos das quintas séries do Ensino Fundamental de 17 escolas da Rede Municipal de Ensino.

O programa, que havia tido sua última formatura em 2019, voltou a atender os alunos da rede municipal no segundo semestre de 2022. Com dez encontros com os alunos de cada turma, sendo um por semana e com duração de uma hora cada, os policiais transmitem conhecimentos aos alunos, por intermédio do livro do estudante fornecido pela Polícia Militar.

Os alunos receberam os certificados durante as cerimônias realizadas ontem e hoje no Clube dos Saudosistas

As comemorações iniciaram ontem, 06/12, com cerimônia realizada no Clube do Saudosista, onde foram entregues os certificados para 583 alunos de oito escolas municipais de Piracicaba, além da entrega de medalhas para as melhores redações.

Na cerimônia realizada hoje, 07/12, outras 636 crianças de nove escolas da rede receberam os certificados da conclusão do Programa.

O comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, representou o prefeito Luciano Almeida no evento de ontem. Hoje, o subinspetor Narzi Alves da Silva participou da formatura, representando a Corporação.

Eloa Lucas, aluna da EM. Irineu Humberto Packer foi uma das premiadas por sua redação sobre o PROERD

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, também esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do trabalho realizado pelos policiais educadores.

“O Proerd é de fundamental importância no combate às drogas e à violência nas nossas escolas, mostrando aos alunos de modo lúdico e dinâmico como lidar com possíveis situações envolvendo drogas e violência. Parabenizo os instrutores da PM pelo trabalho exemplar e de muita importância, pois vai além da prevenção às drogas, os alunos também trabalham a comunicação, autoconhecimento e gerenciamento de emoções, e essa proximidade com os as crianças faz com que eles visualizem a polícia de outra forma, trazendo um valor especial à polícia” disse.

PROERD formou mais de 1200 alunos no segundo semestre de 2022

SOBRE O PROGRAMA –  O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo desde 1993, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino Estadual e escolas particulares, sendo o programa realizado em sala de aula e conduzido por policial militar fardado contando com a ativa e importante participação dos educadores.  O objetivo é prevenir o uso e abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

As escolas municipais que participaram neste semestre são EM. Enedina Lourenço Vieira, EM. Francisco Benedito Libardi, EM. Francisco Correa, EM. João Oriani, EM. Profª Ida Francez Lombardi, EM. Manoel Rodrigues Lourenço, EM. Maria Benedicta Pereira Penezi, EM. Maximiano Firmino Gil, EM. Prof André Franco Montoro, EM. Edilene M. Borghese, EM. Prof Euclides Buzetto, EM. Profª Ilda Jenny Stolf Nogueira, EM. Irineu Umberto Packer, EM. João Perin, EM. Nathalio Zanotta Sabino, EM. Vilma Leone Dal Pogetto, EM. Wilson Guidotti.