.: Primeira Infância: SME prepara educadores para a Semana Municipal do Brincar

25 de abril de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou ontem, segunda-feira, 24/04, os preparativos para a 4ª Semana Municipal do Brincar e 6º Jogos Internos das Escolas Municipais de Piracicaba, que acontecem de 22 a 26/05, e que tem como tema Os Brincares Indígenas no Cotidiano Escolar. A Semana visa fortalecer as ações já desenvolvidas na Rede Municipal de Educação e as políticas públicas da Administração municipal pela valorização da Primeira Infância, que engloba crianças de 0 a 6 anos do município, além de incentivar o desenvolvimento do brincar, aliado ao avanço pedagógico e social das crianças.

No encontro preparatório de ontem, cerca de 700 educadores estiveram no Sesc com o intuito de escutar, entender, aprimorar e adquirir práticas a serem trabalhadas com os 36 mil alunos matriculados na Educação Municipal no mês de maio, durante a Semana Municipal do Brincar e 6º Jogos Internos das Escolas Municipais.

Mais de 700 educadores participaram de palestras, oficinas e exposições sobre a cultura dos povos indígenas.

O evento contou com a formação com Daniel Munduruku, doutor em Educação pela USP, pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e diretor presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais. Ele, que é autor de 58 livros para crianças, jovens e educadores, destacou a importância do brincar na infância e da disseminação da cultura dos povos originários.

“Os povos indígenas são povos que têm modos de entender o mundo e entender a realidade de uma maneira muito própria e isso precisa ser trazido para as nossas salas de aula para que as nossas crianças aprendam como esses povos construíram o seu pertencimento no mundo”, destaca.

Além da palestra, os professores também participaram de oficinas, que tiveram como temas: Corrida de tora, arco e flecha e zarabatana; narrativas das infâncias na roça e na floresta (Unicamp); e brincando com Kariri-Xocó. Os educadores também puderam prestigiar a exposição Coração na Aldeia, Pés no Mundo, sobre a cultura dos povos indígenas.

As ações tem o intuito de escutar, entender, aprimorar e adquirir práticas a serem trabalhadas com os 36 mil alunos matriculados na Educação Municipal, entre os dias 22 a 26 de maio.

Segundo a professora Priscila Lima Ferreira, formadora na área de educação física da Rede Municipal de Educação e organizadora do evento, as atividades seguem uma temática contida no currículo municipal. “Os estudantes e os professores têm o direito de ter acesso à história, à memória e à luta atual dos povos indígenas no Brasil, além de conhecer e resgatar as suas contribuições nas diversas áreas que permeiam a nossa sociedade. É uma temática transversal que está contida no nosso currículo”, pontua.

A SEMANA – A 4ª Semana Municipal do Brincar e 6º Jogos Internos das Escolas Municipais é uma semana, inicialmente, proposta pelo Poder Legislativo, de acordo com o Projeto de lei 49/2018. Objetiva-se mobilizar famílias, estreitar os laços entre pais e filhos, estimular o bom relacionamento entre adultos e crianças e melhorar a qualidade de vida.

Por defender na sua proposta curricular o brincar como conhecimento específico – principal linguagem da criança – a Rede Municipal de Educação de Piracicaba abraça este Projeto de Lei, juntamente com os princípios da Semana Mundial do Brincar, contemplando diferentes práticas, experiências e intervenções da cultura corporal de movimento como: a brincadeira, o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta e, expande este diálogo às equipes escolares da Educação Infantil, refinando o olhar para o brincar em diálogo com a corporeidade da criança.