Primeira fase do Concurso de Remoção na Rede Municipal de Ensino se inicia hoje, 26

26 de julho de 2016 • André Cruz

Professores da Rede Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, poderão se inscrever pelo site da SME até dia 05/08, às 16h

Foto: Fernanda Schmidt

_SME1119_Custom

Estão abertas as inscrições para a primeira fase do Concurso de Remoção aos docentes titulares da rede municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Os professores titulares interessados terão até dia 05/08, às 16h para preencher a inscrição no site da Secretaria de Educação. Depois de avaliadas e homologadas as inscrições protocoladas, a lista classificatória dos candidatos inscritos será divulgada no Diário Oficial do município.

No período de 19 a 24/08, os candidatos deverão fazer as indicações das escolas pretendidas por meio das vagas potenciais e iniciais. As vagas iniciais são provenientes de aposentadoria, exoneração, demissão, falecimento e implantação de novas escolas e, as vagas potenciais são as ocupadas pelos docentes titulares candidatos à remoção de escola. O resultado final da primeira fase desse Concurso será publicado no Diário Oficial do município e na Secretaria de Educação em 19/09.

Dia 20/09 inicia-se a segunda fase do Concurso de Remoção, quando será apurado o total de vagas remanescentes da primeira fase. Essas vagas serão atribuídas de acordo com o cronograma previamente estabelecido aos professores concursados que se encontram em caráter de substituição, isto é, aqueles que ainda não possuem sede própria. Para os professores de Educação Infantil o período dessa atribuição será de 05 a 14/10 e para os professores de Ensino Fundamental nos dias 25 e 26/10. Todos os atos deste processo serão publicados no Diário Oficial do município e na Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Nely Guidolin Lima, coordenadora do Departamento de Planejamento da SME, “esse é o momento para os professores titulares tentarem remover-se para escolas mais próximas de suas residências e, também, para os professores que se encontram em caráter de substituição terem a oportunidade de tornarem-se titulares, em sua maioria”.

Após 18 anos da municipalização do Ensino Fundamental, este é o primeiro Concurso de Remoção realizado por meio de sistema informatizado, utilizando o site da Secretaria de Educação, uma vez que anteriormente era feito manualmente.