.: Prefeitura segue com obras de recuperação nas escolas da Rede Municipal de Ensino

30 de novembro de 2022 • Ygor Oliveira

A Prefeitura segue com as obras de manutenção nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Todas as 124 escolas serão beneficiadas. O investimento total será de R$ 43,9 milhões, com prazo de conclusão de 12 meses. Os serviços, iniciados em setembro, já foram concluídos nas escolas municipais Francisca Guiomar Aliberti Longo e Prof. Alberto Thomazi, localizadas, respectivamente, nos bairros Santa Terezinha e Parque São Jorge. Outras 25 unidades recebem as melhorias.

As obras foram iniciadas em 27 unidades, tendo duas unidades com as obras já finalizadas.

“Nossa escola foi reformada, desde o forro até os acabamentos. Revitalização da quadra, pinturas, reposição do revestimento da parte externa, mas a mudança mais significativa foi do encanamento da água fluvial, que com chuvas fortes, sempre nos causou muitos transtornos. Um ponto positivo foi a cumplicidade entre a escola e a equipe que aqui atuou. Tudo era realizado com consentimento da direção e de forma a comprometer o menos possível as aulas”, frisa Adriana Vargas Mendes, diretora da EM Alberto Thomazi.

As salas de aula da EM Alberto Thomazzi foram pintadas e todas receberam forro de gesso.

De acordo com o Departamento de Engenharia e Manutenção da Secretaria Municipal de Educação, até o final de 2022, cerca de 40 unidades estarão em obras.

A escola que atende a comunidade do Parque São Jorge, também recebeu pintura externa, troca de calhas e parte hidráulica.

A reforma de todas as 124 unidades escolares da Rede Municipal é uma iniciativa inédita. As unidades receberão intervenções, conforme as necessidades de cada uma, englobando demolições e retirada de entulho, fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, melhorias em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

A Escola Francisca Guiomar Aliberti Longo teve as obras finalizadas na segunda semana de novembro.

A diretora Jaqueline Santos, da Escola Municipal Francisca Guiomar Aliberti, no bairro Santa Terezinha, comentou sobre o apoio da comunidade em relação às obras executadas na unidade. “A comunidade abraçou a causa, pois as crianças estavam sendo atendidas com cuidado quanto às movimentações da empresa. Eles tiveram muito cuidado durante o serviço, que também foi executado à noite e aos finais de semana. As famílias elogiaram a iniciativa e tivemos parceria com todos, pois a gestão comunicava cada passo da reforma, o que possibilitou um entendimento de toda comunidade escolar.”

A unidade do Santa Terezinha, recebeu pintura externa e interna, manutenção nos muros, troca de calhas e revestimentos.

“Essa reforma veio para nos beneficiar quanto à pintura, já que a escola ficou mais clara, a parte elétrica e hidráulica foram observadas e o chão da parte externa refeito, devido a infiltração no lado do prédio”, finalizou.

No Jardim Pombeva a EM Professora Olívia de Almeida Carvalho Feres passa por melhorias, como recuperação de trincas e rachaduras estruturais, pintura em geral, troca de estruturas e portas metálicas e retirada de revestimentos. De acordo com a diretora Cássia Lina Mota Mecenas de Souza, as intervenções eram aguardadas por toda comunidade escolar. “Toda a nossa equipe estava com uma expectativa muito grande pela escola já ter 10 anos e com várias intervenções para serem realizadas. Chega, com certeza, numa hora muito boa para as crianças e a comunidade aproveitarem um espaço mais bonito”, pontua a gestora.

A unidade do Jardim Pombeva está recebendo pintura interna e externa, além de troca de portas metálicas e retirada de revestimentos.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, ressalta que há unidades na Rede que não recebiam intervenções e manutenções há mais de 30 anos e esse grande contrato vem para ofertar uma melhor estrutura às escolas. “Desde quando assumi como secretário tenho constantemente visitado a nossa Rede, coletando as demandas e visualizando as dificuldades das unidades. Todos são unânimes em questionar a falta de manutenção nos prédios das nossas escolas. Estamos apenas começando as melhorias estruturais que as nossas escolas necessitam e merecem, mas há outras intervenções por vir”, frisa o chefe da Educação Municipal.

Bruno ainda solicita a compreensão de todas as comunidades escolares. “É claro que qualquer obra gera transtorno, principalmente nas nossas escolas que continuam em funcionamento, mesmo com as obras acontecendo. Peço a compreensão e o apoio de todos os nossos gestores, professores, funcionários, alunos e pais, para que as obras possam seguir em ritmo acelerado”, destaca.