.: Prefeitura inicia entrega de material didático do novo sistema de ensino às escolas municipais

22 de março de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou hoje, 22/03, a entrega de material didático do novo sistema de ensino integrado Poliedro, o mesmo usado em escolas particulares, às escolas da Rede Municipal de Educação. Mais de 26 mil alunos de 4 e 5 anos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de professores, vão receber o material impresso e digital e também assessoria pedagógica, portal e plataforma educacional e sistema de avaliação de aprendizagem dos alunos da Poliedro. A previsão é que o material do 1º bimestre esteja em todas as unidades em até 20 dias.

A professora Rita Feliciano de Sousa Mendes (esquerda) teve o primeiro contato com os livros junto com os alunos.

As primeiras escolas a receberem os materiais foram as Escolas Municipais Ida Francez Lombardi e Juliana Dedini Ometto, localizadas no Santa Fé. Os livros didáticos eram aguardados nas unidades que atendem 344 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 199 alunos da Educação Infantil, respectivamente.

Segundo a diretora Alessandra Mariconi, da EM Ida Francez Lombardi, o novo sistema veio para reforçar que a escola pública é de muita qualidade. “O material didático foi um ganho muito grande para a Rede. Com esse material, utilizado nas escolas particulares, podemos reafirmar que a escola pública é de muita qualidade”, destaca.

A previsão da SME e da empresa é que o material para ser utilizado neste 1º bimestre esteja em todas as unidades contempladas com o sistema de ensino em até 20 dias úteis.

Dos 199 alunos que a EM. Juliana Dedini Ometto atende atualmente, cerca de 90 utilizarão os novos materiais. Na Educação Infantil, contarão com o novo sistema, alunos matriculados no Jardim I e II. A gestora da unidade, Valéria Sílvia Ramalhão, afirma que está até mais empolgada do que os alunos. “Ao primeiro contato todos os alunos já estão ansiosos para utilizarem e absorverem esse conhecimento. É um material muito leve, de qualidade e a alegria no rosto das crianças já demonstra esse encantamento”, frisa.

O novo sistema de ensino segue as necessidades de aprendizagem de cada turma e as habilidades presentes no currículo municipal, além de contar com materiais e ferramentas de subsídio e auxílio para professores prepararem os conteúdos programáticos a serem trabalhados nas unidades.

Na Educação Infantil, contarão com o novo sistema de ensino os alunos matriculados no Jardim I e II. Material é todo adaptado para a faixa etária.

“Estamos muito felizes, não só eu, como todos os professores da escola. Trabalharemos com muita dinâmica, entrando nesse mundo infantil, trabalhando o lúdico, alinhando com a teoria e a prática, conseguindo desenvolver todo esse conteúdo durante o ano letivo”, destaca a professora Rita Feliciano de Sousa Mendes, do 1º ano da EM Ida Francez Lombardi.

O secretário Bruno Roza comemora a finalização do processo e a entrega dos conteúdos aos alunos. “A aquisição de um novo sistema garantirá que os alunos da Rede Municipal tenham acesso a um material didático unificado e, consequentemente, às mesmas oportunidades e recursos, assegurando um universo de novas possibilidades e garantindo a formação qualificada aos nossos professores. Ofertaremos em nossa Rede o mesmo sistema presente nas melhores escolas particulares do município e da região”, finaliza.

A Poliedro foi a vencedora do Pregão Eletrônico nº 570/2022, realizado pela Prefeitura para a contratação do sistema, por meio das secretarias municipais de Educação e de Administração. O investimento na implementação do novo sistema de ensino foi de R$ 11,2 milhões.