.: Prefeitura estenderá Programa de Escola em Tempo Integral para mais seis unidades

4 de julho de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), estenderá, após o recesso escolar do mês de julho, no dia 26/07, o atendimento no programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira) para mais 419 alunos dos 5ºs anos de 6 escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação.

A pasta inicia o 2º semestre com 18 unidades escolares oferecendo o ensino integral. Após o dia 26/07 integrarão o ETI as Escolas Municipais Antonia Benedita Eugênio, Décio Miglioranza, Adolfo Basile, José Pousa de Toledo, João Oriani e Irineu Packer. Já fazem parte do Programa as Escolas Municipais Luiz Cláudio Alves, Fábio de Souza Maria, Francisco de Almeida Kronka, Taufic Dumit, Ilda Jenny Stolf Nogueira, Ada Buzelli Neme, Alberto Thomazi, Ida Francez Lombardi, Maria Benedicta Pereira Penezi, Maximiano Fermino Gil, Santo Granuzzio e Wilson Guidotti. Somadas, as unidades atendem cerca de 1100 alunos.

Com auxílio dos laptops educacionais, os alunos colocarão em prática o conhecimento adquirido nas aulas

Desde o início do ETI Pira, os alunos têm atividades diversificadas nos contraturnos, por meio de parcerias com o Sebrae, Pecege/Esalq/USP, Corpo de Bombeiros, Sicredi, Hyundai e Glovis Brazil Logística e do auxílio dos professores referência dentro das salas de aula. Nesta etapa, três novos parceiros se juntam ao projeto. São eles: Sesi Piracicaba, Concessionária Eixo SP e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.

“Com auxílio dos nossos professores referência e dos nossos parceiros, o resultado tem sido mais que positivo, favorecendo, ainda mais, no crescimento da qualidade da Educação Municipal. Estamos nos desdobrando para que o mais rapidamente possível possamos contar com as turmas de 5ºs anos do nosso Ensino Fundamental já em plena atividade com o integral”, falou Sueli Alves, coordenadora do ETI Pira.

Os professores referência seguem realizando capacitações e formações. Na foto, no LabSteam da SME, os docentes realizam atividades sobre robótica.

A meta da SME é incluir cerca de 2.500 alunos em período integral ainda neste ano, convertendo as turmas dos 5º anos de 39 unidades escolares de Ensino Fundamental para a modalidade integral. Com a inclusão de mais 6 unidades, a SME já atende 40 turmas, no entanto, contemplará 90 pelo ETI Pira.

REFORÇO NAS EQUIPES – Para viabilizar o atendimento, em dezembro do ano passado o prefeito Luciano Almeida autorizou a contratação de 105 professores de Ensino Fundamental e 40 orientadores de alunos, por meio do concurso 002/2022.

Os profissionais contratados já estão atuando como professores referência das turmas, tendo o papel de diagnosticar as necessidades dos estudantes, em conjunto com os profissionais que atuam nas salas regulares, elaborando e desenvolvendo o planejamento das atividades de orientação de estudos, e acompanhando o desenvolvimento das oficinas que serão disponibilizadas pelo ETI. Já os orientadores de alunos trabalham como equipe de apoio nos momentos de entrada, saída e intervalo das crianças nas unidades em que o programa é implementado.

Além disso, a SME vem realizando o fortalecimento das equipes de prestadores de serviço terceirizados, com novas contratações para as funções de zeladores e serviços gerais para dar conta da nova demanda de trabalho.