Prefeitura entrega reforma da EM Francisco Corrêa

8 de novembro de 2019 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba realiza neste sábado, às 11h, solenidade para entrega da reforma da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Francisco Corrêa, localizada à rua Felinto de Brito, no Jardim São Paulo.

A solenidade será realizada durante o evento “Feira da Diversidade: Construindo o Conhecimento”, que contará com apresentação de fanfarra e outras atividades culturais. Participarão o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, representantes da família do patrono da escola e demais convidados.

Na reforma, houve a substituição total da instalação elétrica da escola. O investimento da Prefeitura foi de R$ 290.900,00. A Eletrer Engenharia foi a responsável pelo serviço. Além da substituição da fiação, foram trocados também os quadros de distribuição de energia, tomadas, e SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Em outra etapa de trabalho, a Prefeitura já havia substituído todas as lâmpadas fluorescentes da escola por lâmpadas de Led, que têm maior durabilidade, são mais eficazes e consomem menos energia.

História

Inaugurada em 1982, a escola atende atualmente 685 alunos e tem 74 funcionários. Começou a funcionar como creche em um prédio construído ao lado do centro comunitário, que ficou conhecida como creche do Jardim São Paulo. Em 2006, passou a atender alunos do ciclo I do Ensino Fundamental (6 a 10 anos) e passou a se chamar Escola Municipal Francisco Corrêa.

Patrono

O seu Chico, como era conhecido Francisco Corrêa, nasceu em 11 de abril de 1939 na cidade de Divinolândia/SP, mas mudou-se para Poços de Caldas (MG), onde casou com Maria Aparecida e teve oito filhos.

Em 1968, a família veio para Piracicaba e, em 1971, seu Chico inaugurou uma mercearia no Jardim São Paulo, conhecido atualmente como “Bar do Chico”.

Líder comunitário, ele ofereceu o espaço do bar para reuniões com moradores e autoridades. Foi durante esses encontros que surgiram ideias de construção do Centro comunitário, que deu origem à creche, do Posto de Saúde e o asfalto para o bairro.

Francisco Corrêa morreu em Piracicaba no dia 24 de fevereiro de 1990, aos 59 anos.