.: Prefeitura entrega obras de restauro e manutenção estrutural da EM Bruna Ferreira da Silva

29 de fevereiro de 2024 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na manhã de hoje, 28/02, as obras de restauro e manutenção estrutural da Escola Municipal Bruna Ferreira da Silva, localizada no Jardim Alvorada. As intervenções aconteceram por meio de parceria entre as secretarias municipais de Obras e Zeladoria (Semozel) e de Educação (SME), com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

A entrega foi feita pelo prefeito Luciano Almeida e pelos secretários da SME, Bruno Roza, e de Obras, Márcio Marino, com participação do secretário Reinaldo Pousa (Semutri), dos vereadores Thiago Ribeiro, Josef Borges, Fabrício Polezi e Paulo Camolesi, além de pais de alunos e da comunidade do bairro.

A diretora da escola, Elaine Aparecida Favaretto, junto com o prefeito Luciano Almeida e autoridades
durante o descerramento da placa

O prefeito Luciano Almeida, que acompanhou as intervenções realizadas na escola desde o começo, fez um tour para conferir o resultado da reforma e destacou a satisfação com o que encontrou. “Esta escola estava perigosa, foi uma das reformas mais complexas que tivemos, pois além dos problemas estruturais do prédio, havia também um problema de drenagem, que foi resolvido. Fiquei feliz e satisfeito de chegar aqui hoje e ver a escola totalmente renovada, com novos materiais, equipamentos. Essa é a estrutura que nossas crianças merecem”.

O secretário de Educação, Bruno Roza, relembrou a sua primeira visita a escola antes da reforma. “Fiquei impressionado com o que eu vi, os alunos e a equipe escolar estavam correndo riscos. É um absurdo deixar uma escola chegar no ponto que essa estava, com diversas infiltrações e rachaduras nas paredes. A readequação estrutural do prédio vai refletir diretamente na boa convivência, na qualidade do ensino e na garantia de segurança a todos.”

Em seu discurso, a diretora da unidade, Elaine Aparecida Favaretto, relembrou a promessa feita pelo secretário de Educação e pelo prefeito e agradeceu por ter sido atendida. “São muitos anos de dedicação a educação e sei a diferença que faz para as crianças estarem em um ambiente limpo, aconchegante e acolhedor. Eles são a prioridade, a reforma foi feita para atendê-los melhor. Me sinto feliz e grata por ter acompanhado essa mudança radical na escola.”

Na ocasião, após o descerramento da placa da reforma da escola, foram entregues os kits de uniformes para os alunos da escola.

Na ocasião, houve entrega dos kits de uniformes para os alunos da Escola Municipal Bruna Ferreira da Silva

HISTÓRICO – A reforma da escola teve início em 1º de março de 2023. A unidade teve o prédio totalmente revitalizado, contemplando troca de pisos, revestimento total da unidade, pintura, substituição da cobertura, troca de esquadrias metálicas e de madeira, demolição e reconstrução de salas de aula, solário, lavanderia, sanitários, além de revitalização de sala de funcionários, construção de muros, rampa de acesso e drenagem de águas pluviais.

Durante o ano de 2022, a unidade foi avaliada por equipe técnica e foram detectados problemas estruturais graves. Preventivamente, a Secretaria Municipal de Educação, suspendeu as atividades no prédio e remanejou o atendimento dos alunos para o Centro Comunitário do Jardim Ipanema, em setembro de 2022.

Para receber os 169 alunos e os funcionários com mais conforto, o prédio do Centro Comunitário também foi revitalizado, contando com a troca de piso, forros, cobertura, adaptação de cozinha e banheiros, bem como demais melhorias para atender as necessidades da comunidade escolar.

Em 2024, após a conclusão da reforma e contando com espaço mais confortável e adequado para receber as crianças, as atividades foram retomadas na escola.

As crianças da Escola Municipal Bruna Ferreira da Silva prepararam apresentações especiais para o evento

pintura, substituição da cobertura, entre outros

As intervenções na escola aconteceram por meio de parceria entre a Semozel e SME, com investimento de
aproximadamente R$ 1,5 milhões