Prefeitura entrega ampliação de escola no Jardim Bartira

5 de abril de 2019 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba realiza neste sábado (06), às 10h, a entrega das obras de ampliação da EMEIEF (Escola Municipal de Educação e Ensino Fundamental) “José Antonio de Oliveira”, no Jardim Bartira.

O prefeito Barjas Negri, o dirigente regional de ensino Fábio Negreiros, e o diretor da Escola Estadual Pedro Mello, do distrito de Tupi, Thiago Franco, vão participar da solenidade. A coordenadora do Ensino Fundamental da SME (Secretaria Municipal de Educação) Salvia Barella Medina e a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Perina, vão representar a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, que estará se submetendo a pequena intervenção cirúrgica. Também participará a diretora da escola Mahatima Fuentes, coordenadora, professoras, funcionárias e demais autoridades.

A solenidade será realizada durante a Festa da Família, que reunirá pais dos alunos e moradores do bairro.

As professoras Valdenice Cristiane Fonseca e Sandra de Fátima Correia Furlan e a zeladora Georgina de Souza Marques, que atuam na escola desde 1996 serão homenageadas na solenidade, que contará com apresentações musicais e de dança dos alunos da unidade.

Obras – Na escola, foram construídas duas salas para os alunos do Ensino Fundamental e dois banheiros. Atualmente, a unidade atende a 577 alunos, dos quais 318 são alunos de 6 a 10 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 259 crianças de 0 a 5 anos na Educação Infantil, contando com 18 salas da Educação Infantil e 11 salas do Ensino Fundamental.

As novas salas têm capacidade para atender 140 alunos do Ensino Fundamental. O investimento da Prefeitura na ampliação da escola foi de R$ 317.995,67.

A EM José Antonio de Oliveira atende, além das crianças que moram no Jardim Bartira, aquelas que moram no distrito de Tupi, região de Santa Izabel, Tijuco Preto, Horto Florestal e adjacências.

História – A Escola Municipal “José Antonio de Oliveira” nasceu de uma reivindicação da associação do Jardim Bartira para a construção da creche, em virtude da necessidade das mães que trabalhavam não terem onde deixar os seus filhos.

Iniciou-se a construção do prédio por volta do mês de fevereiro de 1996, sendo que a obra foi concluída em setembro do mesmo ano, com estrutura para atender do berçário à pré-escola. A inauguração aconteceu no dia 21 de setembro de 1996.

Em Setembro de 2005, com o objetivo de ampliar o atendimento e desafogar a Escola Estadual Pedro Mello, no distrito de Tupi, o prefeito Barjas Negri anunciou a construção de um novo prédio na mesma área para atender os alunos de 6 a 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O prédio foi inaugurado no dia 18 de Março de 2006.

Patrono – José Antonio de Oliveira, que dá nome à escola, nasceu em Piracicaba, em 04 de agosto de 1944, e faleceu nesta mesma cidade em 04 de setembro de 1996.

Casado e pai de três filhos, mudou-se para o Jardim Bartira em 1988 e foi o primeiro morador do bairro. Naquela época, a localidade não tinha ruas asfaltadas, nem energia elétrica, água encanada e transporte coletivo.

Para conseguir as melhorias que a comunidade precisava, José Antonio mobilizou os moradores iniciando as reuniões em sua própria casa. A comunidade organizou-se e, em 1993, foi fundada a Associação de Moradores do Bairro Jardim Bartira (Chapa União). Uma das reivindicações da associação era a construção de uma creche, pleito que foi atendido.