.: Prefeitura, Diretoria de Ensino e PM se reúnem para discutir ações de segurança para as escolas do município

31 de março de 2023 • Ygor Oliveira

Com o intuito de fortalecer a rede de apoio à educação no município de Piracicaba, representantes da Prefeitura – das secretarias municipais de Educação e Saúde e Guarda Civil -, da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se reuniram ontem, quinta-feira, 30/03, para discutir ações, adotar mecanismos e protocolos para preservar a segurança das escolas, de seus alunos e servidores. A vereadora Ana Pavão também participou do encontro.

Dirigente regional de Ensino Fábio Negreiros e secretário de Educação Bruno Roza convocaram o encontro para dirimir riscos de incidentes em escolas municipais e estaduais de Piracicaba.

Os participantes falaram sobre os episódios de violência que atingiram escolas no Brasil nos últimos dias e também falaram sobre as preocupações existentes nas unidades de Piracicaba. Além da segurança das escolas municipais e estaduais, também foram pauta do encontro o papel da família e das equipes escolares na formação dos alunos.

Como resultado do encontro, será elaborada campanha de conscientização contra o bullying e a violência dentro dos espaços educacionais, definições de protocolos de segurança, fortalecimento das redes de apoio especializado e parcerias entre os Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e as secretarias de Estado da Educação e Segurança Pública, além do fortalecimento de vínculos com as comunidades escolares.

Os presentes puderam discutir sobre os últimos acontecimentos nas escolas brasileiras, trazendo as preocupações para as unidades piracicabanas.

Outra medida informada pelo secretário de Educação de Piracicaba, Bruno Roza, durante a reunião, foi a contratação de psicólogos e assistentes sociais para integrarem o corpo técnico de servidores da pasta, a fim de prestarem atendimento e apoio às unidades escolares da Rede Municipal de Educação, contribuindo para o atendimento de casos psicossociais dos alunos.

Os encontros acontecerão com frequência para discutir e traçar medidas práticas para evitar ocorrências dentro e fora das unidades de Piracicaba. “Considero essencial a reunião e a troca de percepções e experiências, para lidarmos juntos com os desafios de segurança e saúde mental. Com a união de todos os envolvidos na educação de Piracicaba e o apoio das forças de segurança, vamos agir para diminuir os riscos”, destaca Bruno Roza.