Prefeitura atende 91% da demanda na educação infantil

13 de março de 2020 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba já atendeu 91% da demanda de vagas nas creches municipais, destinadas as crianças de 0 a 3 anos. O atendimento na pré-escola, crianças de 4 e 5 anos, é obrigatório e foi atendido em 100%.

De acordo com o Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, havia 4.281 crianças de 0 a 3 anos inscritas nas creches, das quais 3.908 foram atendidas. A fila de espera, atualmente, é de 373 crianças. A demanda pela pré-escola (crianças de 4 e 5 anos), obrigatória, foi atendida em 100%.

Na educação infantil (creche e pré-escola), neste ano, foram abertas 20.185 vagas. Em fevereiro, havia 19.371 crianças matriculadas, das quais 10.923 nas creches e 8.448 na pré-escola. No primeiro ciclo do ensino fundamental, estão matriculados 17.238 alunos de 6 a 10 anos de idade. No total, a rede municipal de educação tem 36.609 alunos na educação infantil e no ensino fundamental 1.

Neste ano, o número de escolas municipais aumentou. Agora são 90 escolas de educação infantil e 47 de ensino fundamental. Isso ocorreu porque a escola do Vida Nova entrou em funcionamento em fevereiro. A unidade atende a pré-escola (4 e 5 anos) e ensino fundamental (6 a 10) anos, da 1ª a 5ª série.

MAIS ESCOLAS – Duas creches estão em construção. Uma delas, no Vida Nova, vai atender 150 crianças e a outra, no bairro Tatuapé, também terá capacidade para atender 150 crianças.

A creche do Vida Nova é uma parceria da Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno, com o governo estadual, que liberou os recursos por meio do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). O investimento é de R$ 1,9 milhão.

A creche em construção no bairro Tatuapé atenderá reivindicação dos moradores do bairro. Os recursos são do próprio município. O investimento é de R$ 1,9 milhão.

Creche em fase final de construção no Vida Nova vai atender 150 crianças