.: Prefeitura assina contrato com o Senac para mais de 1.100 oficinas no ETI Pira

25 de março de 2024 • Ygor Oliveira

A partir de 1º abril, cerca de 1.300 alunos que estudam no período integral na Rede Municipal de Educação de Piracicaba começam a receber as oficinas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A assinatura do contrato entre a instituição e a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, ocorreu hoje, 25/03, no Anfiteatro da SME, e contou com a presença de autoridades, alunos e equipes escolares, que puderam conhecer mais sobre o projeto.

Os estudantes de 39 turmas das 18 escolas que atendem em tempo integral terão oficinas duas vezes por semana até dezembro, totalizando 1.170 oficinas com temas relacionados a reciclagem e sustentabilidade, linguagens artísticas e fortalecimento de vínculos e diálogos.

O prefeito Luciano Almeida destacou que a parceria estabelecida hoje irá fazer a diferença no futuro. “Daqui alguns anos, quando essas crianças estiverem inseridas no mercado de trabalho ou entrando na faculdade, poderemos ver os frutos dessa colaboração. Estaremos preparando uma geração de profissionais capacitados, criativos e conscientes, prontos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com competência.”

O secretário de Educação, Bruno Roza, junto com o prefeito Luciano Almeida e o gerente do Senac de Piracicaba, João Carlos Goia

O secretário de Educação, Bruno Roza, enfatizou o potencial transformador do projeto: “Estamos confiantes de que essa parceria servirá de modelo para outras iniciativas, se tornando referência não apenas para nossa cidade, mas também para todo o Estado. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que prepare nossos alunos e promova o desenvolvimento integral de cada estudante.”

João Carlos Goia, gerente do Senac Piracicaba, afirmou que os temas das oficinas estão em conformidade com a proposta pedagógica do município e a Base Nacional Comum Curricular. “As oficinas visam o desenvolvimento de ações de estimulação artística e cultural, viabilizando a inclusão social e apresentando práticas que favoreçam a convivência comunitária e a formação cidadã.”

A equipe do Senac, que irá desenvolver o projeto nas escolas, será composta por 16 profissionais, sendo 13 professores, um coordenador técnico e dois profissionais de apoio técnico. Cada turma do integral receberá 30 oficinas no total, com duração de 1h30 cada.

Os alunos da turma integral da Escola Municipal Profº Santo Granuzzio acompanharam o evento

Débora Vilas Boas, professora da turma integral da Escola Municipal Profº Santo Granuzzio, participou do evento de apresentação do projeto com os alunos e ressaltou a sua expectativa. “Nós buscamos desenvolver projetos que possam estimular a criatividade das crianças e apresentar temas que dialoguem com o que eles vêm na teoria em sala de aula. Achei os temas propostos muito interessantes, e irão agregar com o nosso trabalho de maneira muito positiva.”

Débora Vilas Boas, professora da turma integral da Escola Municipal Profº Santo Granuzzio, tem boas expectativas para as oficinas

A diretora do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social de Saltinho, Maria Eliza Cancian de Souza, os vereadores Thiago Ribeiro e Paulo Camolesi, estiveram presentes para a cerimônia.

HISTÓRICO – O programa de Escola em Tempo Integral (ETI Pira) foi lançado em abril de 2023, estendendo o atendimento em período integral para os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental.

Além do Senac, no ETI Pira os alunos contam com oficinas nos contraturnos, por meio de parcerias com o Sebrae, Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Pecege/Esalq/USP, Corpo de Bombeiros, Sicredi e Hyundai, e contam com o auxílio dos professores referência dentro das salas de aula.

Evento ocorreu no Anfiteatro da SME e contou com a presença de autoridades, representantes do Senac, alunos e equipes escolares, que puderam conhecer mais sobre o projeto