Prefeitura adquire mais de 35 mil livros didáticos

17 de janeiro de 2014 • André Cruz

A Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de formar e desenvolver bons leitores adquiriu 35.976 mil livros didáticos que serão enviados a todas as Escolas Municipais, sendo 80 de Educação Infantil e 45 de Ensino Fundamental. O valor total da aquisição foi de R$ 1.239.387,03 reais.
A seleção do material, destinado aos alunos e professores, ficou a cargo da equipe pedagógica do Ensino Fundamental e pela equipe pedagógica da Educação Infantil. As obras dividem-se em livros de contos, de matemática, literatura infantil, de alfabetização, poemas, de animais, entre inúmeros outros.

Desde 2010, por meio de investimento de R$ 1 milhão de reais em livros para o Ensino Fundamental, os alunos do 1º ao 5º ano têm acesso a pelo menos 40 livros por ano, por meio do Programa Ler e Escrever. “É de extrema importância incentivar nossas crianças a criar o hábito pela leitura. Esta prática faz que ela amplie a percepção de mundo que está a sua volta, favorecendo a imaginação e criação para futuras produções”, opina a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa.

Ela ressalta ainda, que hoje todas as escolas municipais contam com salas de leitura bem equipadas. “Todas elas funcionam durante o período regular das aulas e os alunos podem utilizá-la. Além da programação com os professores, podem consultar os livros em período contrário. As crianças têm acesso a consultas, pesquisas, literatura, estudos e retirada de livros”, explica.

Brinquedos – Além dos livros, a Prefeitura efetuou a compra de 47.819 mil brinquedos para crianças de 0 a 10 anos. Eles serão distribuídos nas Escolas Municipais de Educação Complementar (EMECs) e nas Escolas de Educação Infantil. Entre eles estão jogos de tabuleiro, dominó colorido, brinquedos pedagógicos com letras maiúsculas e minúsculas, jogos de adivinhação, perguntas e respostas, jogos de estratégias, mesa de atividades, quebra cabeça gigante, carrinhos, bonecas, brinquedos de montar, dedoches, entre outros. O investimento total foi de R$ 1.256.768,44 reais.