.: Prefeitura abre licitação para expandir rede de fibra óptica nos prédios da SME

28 de julho de 2023 • Ygor Oliveira

Com o intuito de modernizar e conectar os prédios da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Piracicaba abriu processo de licitação visando a contratação de empresa especializada para efetuar a interligação de todas as escolas municipais e demais prédios administrativos vinculados à pasta na rede de fibra óptica da municipalidade.

Com o valor previsto de investimento em R$ 4.844.769,03, a pasta pretende expandir sua rede para atender, com qualidade, a demanda de uso de todos os administrativos das 124 unidades escolares. Com a execução dos serviços, os próprios municipais estarão integrados, levando Internet de alta velocidade e com a qualidade necessária para uso de gestores, professores e servidores.

Com a execução dos serviços, os prédios estarão integrados, levando Internet de alta velocidade e com a qualidade necessária para uso de gestores, professores e servidores.

Ainda, com o processo, haverá a aplicação de sistemas integrados de telefonia e de monitoramento e segurança das unidades, permitindo o fluxo da comunicação utilizada em prol do ensino piracicabano.

“O projeto de conexão dos prédios da SME via fibra óptica tem por objetivo principal melhorar a qualidade da conexão de rede das escolas com a sede da secretaria e centro cívico, oferecendo às escolas uma conexão estável e rápida entre os prédios e melhorando, principalmente, o acesso aos sistemas internos. Com a interligação em rede dos prédios, é possível melhorar a gestão e monitoramento do serviço de conexão à rede e Internet de cada prédio, facilitando a identificação e minimizando o tempo de indisponibilidade em caso de problemas”, destacou a Chefe da Divisão de Informática e Teologias Educacionais, Jéssica Toledo.

A aquisição atenderá todas as estruturas das 124 escolas municipais e prédios administrativos vinculados à pasta.

“Essa é uma demanda recorrente que temos na Educação Municipal. Com a melhoria desse atendimento, interligaremos os nossos prédios e deixaremos pronta a estrutura de comunicação para investimentos futuros na área da tecnologia e de segurança nas escolas. Tudo, sempre pensado no bem-estar e na qualidade dos serviços prestados às nossas comunidades escolares”, colocou o secretário da pasta, Bruno Roza.

A abertura das propostas dos participantes do pregão eletrônico n° 414/2023 está agendada para ocorrer às 8h do dia 24/08 e o início da fase de lances se dará às 9h do mesmo dia 24/08. O edital completo está disponível no site: https://licitapira.piracicaba.sp.gov.br. Em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (19) 3403-1020.