.: Prefeito visita obras nos bairros Jardim Itapuã e São Francisco

6 de fevereiro de 2024 • Ygor Oliveira

O prefeito Luciano Almeida esteve na manhã de hoje, 05/02, no Jardim Itapuã, para acompanhar as obras de construção de muro de gabião na margem direita do ribeirão do Enxofre. Os serviços estão sendo feitos na rua Pedro Habechian, uma das principais vias do bairro, em frente à praça Padre Vicente Tonetto. O secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, também participou da visita.

dois homens em pé em ambiente de obras
Prefeito e secretário de Obras estiveram hoje no Jardim Itapuã, para acompanhar as obras no ribeirão do Enxofre

Com valor de investimento de R$ 1.229.543,37, a obra contempla, além do gabião, a troca de travessia, com instalação de aduelas com vão interno de 2,5 m x 2,5 m. O objetivo é conter erosão e melhorar a passagem do córrego Jaú, que deságua no Enxofre, evitando que, em épocas de chuva, o volume suba e cause transtornos à via e aos moradores que residem próximo.

Na sequência, Luciano Almeida foi ao bairro São Francisco, onde visitou a rua Antonio Franco do Amaral, que recebeu pavimentação recentemente, no trecho da rua Waldir Libório Stipp até a avenida José Alvarez Castro.

dois homens em pé em sala de aula com diversos alunos
Ainda no São Francisco, prefeito esteve na EM Prof. Fábio de Souza Maria, junto do secretário de Educação, Bruno Roza

O trecho de 4.475 metros quadrados ainda não era asfaltado e, por isso, foi executada pavimentação. Além disso, foram feitas adequações no sistema de drenagem de águas pluviais, com instalação de tubulação e ligação em muro de ala, para direcionar a água decorrente das chuvas diretamente para um córrego próximo à área, e construção de sarjetas.

O total do investimento da obra foi de R$ 695 mil, sendo R$ 400 mil por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Serra.

No bairro, Luciano Almeida conversou com a aposentada Izaldete Maria da Conceição Morandi, que é moradora do bairro. “Antigamente, a gente sofria muito com barro em dias de chuva, esgoto, poeira. E conforme foi aumentando a população, as necessidades também aumentaram. Então essa pavimentação melhorou bastante o cotidiano dos moradores, facilitou o acesso”, afirmou.

“Esse era um pedido muito antigo do bairro, que foi executado agora. Nosso compromisso é esse, garantir que os bairros ofereçam o que os moradores precisam, garantir qualidade de vida”, acrescentou o prefeito.

Ainda no São Francisco, o prefeito esteve na Escola Municipal Prof. Fábio de Souza Maria, junto com o secretário de Educação, Bruno Roza, para acompanhar a reforma que teve início em dezembro de 2023.

homem e mulher em pé, conversando
No São Francisco, Luciano Almeida conversou com a aposentada Izaldete Morandi sobre a pavimentação da rua Antonio Franco do Amaral

O prefeito e o secretário conferiram as salas de aula, que tiveram prioridade no cronograma e já estavam prontas para receber os alunos no início do ano letivo, e seguiram para a área externa, que está recebendo reparos.

Durante o tour, o prefeito anunciou para a diretora da escola, Sandra Regina de Souza, que os brinquedos do playground também serão substituídos. “A escola já recebeu intervenções importantes na parte elétrica, de serralheria, pintura, foi feita a troca de calhas para sanar problemas de infiltração, tudo para proporcionar um ambiente mais confortável e acolhedor para os alunos e a comunidade”, destacou Luciano Almeida.

homem em pé caminhando em quadra de escola com diversas crianças
A escola atende três turmas do Ensino em Tempo Integral, duas do ensino complementar e possui uma sala para o EJA

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que as obras de manutenção nas escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba já contemplaram 103 das 124 unidades. “As reformas continuam em 2024 e já estamos na reta final. É importante ressaltar que simultaneamente às obras em andamento, as escolas que já foram entregues estão passando por uma revisão final para identificar a necessidade de possíveis ajustes.”

A diretora Sandra Regina de Souza informou que atua na unidade escolar há 15 anos, e desde então a escola nunca havia passado por revitalização. “O que fizeram alguns anos atrás foi a pintura externa, mas uma reforma como essa que estamos recebendo agora nunca tivemos. A gente busca sempre manter tudo organizado e fazer as manutenções preventivas, mas a escola estava precisando dessa reforma há muito tempo”.

A escola possui cerca de 500 alunos matriculados no Ensino Fundamental, atende três turmas do Ensino em Tempo Integral, duas do ensino complementar e possui uma sala para o EJA (Educação de Jovens e Adultos).