SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Prefeito e secretários visitam escola e creche no Vida Nova

14 de janeiro de 2020 • André Cruz

Texto: Ronaldo Castilho/CCS

Fotos: Felipe Ferreira/CCS

O prefeito Barjas Negri e secretários visitaram, na semana passada, as obras da EMEIEF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) – que começa a receber alunos já em fevereiro – e da creche no bairro Vida Nova. Juntas, as unidades de ensino terão capacidade para atender mais de 830 crianças.

Prefeito Barjas Negri, ao centro, visitou as instalações da escola e da creche do Vida Nova

A visita também contou com as presenças da secretária de Educação, Ângela Corrêa; do secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten; do secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, do presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Arthur Ribeiro, e da comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Maciel.

Prefeito e secretários observam planta da escola: educação mais perto de casa

De acordo com dados da Secretaria de Educação, a EMEIEF do Vida Nova vai atender alunos da pré-escola (4 e 5 anos) e do primeiro ciclo do ensino fundamental (6 a 10 anos), num total de 681 alunos. Essa medida foi adotada para permitir que a creche atenda somente crianças de 0 a 3 anos, com capacidade para aproximadamente 150 (leia abaixo).

A EMEIEF Vida Nova atenderá 141 crianças na pré-escola e 540 no ensino fundamental. Terá 12 salas de aula, das quais oito serão destinadas ao ensino fundamental e quatro salas destinadas à pré-escola. A escola contará com laboratório de informática, sala de leitura, sala de estudo para professores, cozinha, refeitório, auditório, quadra poliesportiva, sanitários e estacionamento.

EMEIEF vai atender alunos da pré-escola e do 1º ciclo do ensino fundamental, num total de 681 alunos

A escola é construída por meio do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) – liberados pela Caixa Econômica Federal, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, que cedeu o terreno. O investimento é de R$ 5.469.863,63.

Para o funcionamento da unidade serão necessários um diretor, um professor coordenador, dez professores de ensino fundamental, parte já contratada, três professores de educação infantil, parte já contratada, um professor de educação física, um secretário de escola, já contratado, escriturário, dois orientadores de alunos, já contratados, um auxiliar de ação educativa, cinco funcionários de serviços gerais e um zelador.

“Já estamos providenciando a compra de materiais, como cadeiras e mesas, computadores, ventiladores, bebedouros e outros equipamentos necessários para que a escola esteja em condições de receber os alunos em fevereiro”, disse a secretária Ângela Correa.

“Estamos trabalhando sempre para oferecer para nossas crianças um ensino de qualidade, por isso, buscamos recursos federais, em parceria com a Caixa e a Emdhap, para construirmos unidades de ensino que atendam as demandas da população”, disse Barjas.

CRECHE VIDA NOVA – A creche terá oito salas, berçário, fraldário, sanitários/vestiários acessíveis, cozinha, lactário, refeitório, pátio coberto, lavanderia, diretoria, secretaria, recepção, entre outros. O investimento é de R$ 1.977.985,91. Os recursos são provenientes do Governo do Estado, por meio do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). A expectativa que a creche seja entregue no primeiro semestre desse ano.

Creche vai atender mais de 150 crianças e deve ser entregue ainda no primeiro semestre

 

‹ voltar