.: Prefeito autoriza contratação de servidores para implantação do Programa de Educação em Tempo Integral

15 de dezembro de 2022 • Ygor Oliveira

O prefeito Luciano Almeida autorizou nesta quinta-feira, dia 15/12, a contratação de 105 professores de Ensino Fundamental e 40 orientadores de alunos do concurso 002/2022 para atuarem em 2023 na Rede Municipal de Educação. A medida faz parte da implantação do Programa de Educação em Tempo Integral (PETI) na Educação de Piracicaba.

A meta da Secretaria Municipal de Educação é, com a admissão dos novos servidores, atender aproximadamente 2.500 alunos em período integral já no ano que vem. Nesta etapa, turmas de 5º anos de 39 Escolas Municipais de Ensino Fundamental serão convertidas para a modalidade integral.

Após autorização do prefeito Luciano Almeida, serão contratados 105 professores de Ensino Fundamental e 40 orientadores de alunos.

Também fazem parte do PETI, como unidades referência, as Escolas Municipais Ada Buselli Neme, no bairro Tanquinho e Nathalio Zanotta Sabino, em Ibitiruna, as quais atenderão, já em 2023, todas as turmas em período integral. Somadas, a SME buscará atender, já no ano que vem, 90 classes pelo PETI.

“A implementação do Ensino Integral em Piracicaba sempre foi uma prioridade para o nosso governo, que investe efetivamente na qualidade da nossa educação municipal. Esta ação faz parte de uma construção efetiva, a longo prazo, que levará novas oportunidades e conhecimentos para dentro das salas de aula, impactando positivamente os nossos estudantes”, pontua o prefeito Luciano Almeida.

Os 105 professores que serão convocados atuarão como professores referência da turma, que têm o papel de diagnosticar as necessidades dos estudantes juntamente com os profissionais que atuam nas salas regulares, elaborar e desenvolver o planejamento das atividades de orientação de estudos, bem como acolher, mediar e resolver possíveis conflitos e acompanhar o desenvolvimento das oficinas que serão disponibilizadas através do PETI.

Já os 40 novos orientadores de alunos atuarão como equipe de apoio nos momentos de entrada, saída e intervalo dos alunos nas unidades em que o programa será implementado.

As convocações devem ser publicadas em breve no Diário Oficial do Município, tendo em vista que a previsão de início desses profissionais na Rede Municipal de Educação é em fevereiro de 2023.

“Nossa equipe foi buscar os melhores modelos em níveis de cidades, em níveis de estados, aprender com aqueles que efetivamente funcionam e conseguir ofertar a comunidade piracicabana a melhor proposta de ensino integral. Estamos certos e acreditamos no efetivo resultado que pode ser alcançado com o Programa de Educação em Tempo Integral”, destaca o secretário Bruno Roza.

Além dos professores referência e orientadores de alunos, a SME realizará processo de chamamento para a contratação de oficineiros que atuem em diversas áreas, o qual será publicado nos próximos dias.