Piracicaba realiza Seminário Intersetorial do Bolsa Família

7 de dezembro de 2015 • André Cruz

Texto: Flavia Silva Perez Mtb 43.882

Mais de 250 profissionais participaram dia 3 de dezembro, do 1º Seminário Municipal Intersetorial do Bolsa Família, no anfiteatro da Secretaria de Educação. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde.

O objetivo do Seminário foi promover a intersetorialidade no município e a efetividade das ações de apoio educacional e socioassistencial aos técnicos para aprimorar o atendimento e o acompanhamento das 9.432 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em Piracicaba. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o seminário abordou a importância do trabalho em rede. “Todos os profissionais envolvidos com os beneficiários do Bolsa Família devem trabalhar integrados para garantir um bom acompanhamento”, comenta.

Durante o evento foi ministrada palestra pelo doutor em economia e atuante nos temas de exclusão social, politicas públicas, assistência social e mercado de trabalho, Rodrigo Pereyra de Souza Coelho. Em sua explanação, falou sobre a necessidade dos profissionais registrarem e acompanharem tudo o que acontece com as famílias, para terem condições de propor melhorias para o atendimento desses beneficiários.

Foto: Laura Leite

DSC_0766-8_Custom

Após a palestra, a assistente social e coordenadora da Central de Cadastro Único de Piracicaba, Rosimerie Bueno Jorge, apresentou os dados do município. Pelo menos 2% da população em situação de extrema pobreza, recebe o benefício e acompanhamento pela rede. “o município ainda tem muito a avançar na qualificação dos dados do sistema; ampliação da rede de apoio ao acompanhamento das condicionalidades e na definição e implementação de estratégias e ações”, explica Rosimeire.

Durante o período da tarde, os participantes realizaram discussões em grupos para a elaboração de propostas para o aprimoramento do trabalho e acompanhamento dos beneficiários.

DSC_0784-13_Custom

DSC_0812-20_Custom

DSC_0839-33_Custom

DSC_0850-37_Custom