Piracicaba lidera ranking nacional em educação, segundo dados do estudo Desafios da Gestão Municipal

20 de março de 2017 • André Cruz

Das 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do Produto Interno Bruto (PIB), Piracicaba lidera a 1ª posição em educação e ocupa o 2º lugar no ranking geral, segundo dados do estudo Desafios da Gestão Municipal, realizado pela consultoria Macroplan, elaborado com dados oficiais de 2005 a 2015.

O Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) agrega 16 indicadores em quatro áreas: educação e cultura, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. No ranking geral, a cidade obteve o índice 0,721, subindo 12 posições em relação ao resultado da primeira pesquisa feita em 2005, quando Piracicaba ficou classificada na 14ª posição.

No item educação, o município está em primeiro lugar no ranking, com nota média 0,645. Há uma década, a cidade estava na 22ª colocação, com índice 0,442. Nesse indicador são avaliados os percentuais de crianças de zero a três anos matriculadas em creches; o de crianças de quatro a cinco anos matriculadas na pré-escola e o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental I e II.

A partir do IDGM é possível observar a situação atual e a variação da posição relativa de cada município no período de dez anos. Segundo o prefeito Barjas Negri, a educação sempre esteve entre as principais preocupações de seu governo. Construção de novas escolas, ampliação, reforma e reconstrução de prédios escolares, investimento em mão de obra qualificada com professores e coordenadores concursados, e, principalmente, a valorização dos educadores, contribuíram para o avanço nesta área.

“O Governo tem oferecido gratuitamente aos docentes da rede municipal cursos, capacitações, treinamentos e até mesmo especializações em universidades públicas conceituadas. Todo o conhecimento adquirido tem dado resultado em sala de aula. A didática dos professores e a ampliação do saber tem ajudado no desempenho dos alunos”, justifica Barjas.

A secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, destaca que o Plano Nacional de Educação (PNE) previa na Meta 1 universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PNE, ou seja, até 2024.  “Piracicaba já cumpriu essa meta. O município atende todas as crianças de 4 e 5 anos, e de acordo com o censo de 2015, mais de 52% das crianças do município de 0 a 3 anos estão matriculadas nas escolas”, conta.

Foto: Fernanda Schmidt

sala

Indicadores – De acordo com o estudo, Piracicaba também evoluiu em saúde. Estava na 36ª colocação em 2005, com índice 0,535 e passou para a 21ª posição em 2015, com média 0,630. A consultoria analisou nesse indicador as taxas de mortalidade prematura por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), no qual a cidade ficou na 45ª colocação entre as 100 maiores – e de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos), na 30ª posição; cobertura das equipes de atenção básica (36ª) e a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal (14ª).

No indicador de saneamento e sustentabilidade, Piracicaba evoluiu da 12ª posição em 2005, para a 7ª em 2015, com médias 0,818 e 0,948, respectivamente. O município está na primeira colocação em índice de esgoto tratado, com 100% de tratamento do efluente que é coletado. O estudo avaliou ainda o atendimento das redes de água (24ª posição) e de esgoto (7ª posição) e a cobertura da coleta de lixo domiciliar. O estudo analisou também informações sobre população e economia, gestão pública e transparência e sobre a situação fiscal dos municípios.

Evolução em Piracicaba – Os notáveis avanços na educação tiveram início em 2004, no primeiro mandato do prefeito Barjas Negri. Naquele ano, havia 16.979 alunos de 0 a 10 anos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e de Ensino Fundamental (EMEF). Hoje, são 33.154 crianças matriculadas – 16.526 na educação infantil e 16.628 no ensino fundamental.

Houve um crescimento também no número de escolas. Em 2004, existiam 39 escolas de educação infantil em funcionamento, hoje são 87 unidades. Ne mesmo ano, havia 19 escolas de ensino fundamental, e em 2017 o número é de 46. Um aumento de 75 escolas em 14 anos. O número de professores também teve um crescimento significativo. Saltou de 600 em 2004 para 2.540 efetivos, além dos 266 substitutos em 2017.

Para a secretária Angela, o crescente desenvolvimento de programas como o Ler e Escrever na rede pública da cidade, o apoio para programas de especialização do corpo docente, assim como oferta de cursos de extensão, qualificação, oficinas e outros, aquisição de livros e material didático, com destaque para o relevante trabalho do corpo de professores, coordenadores, supervisores, formadores das equipes dirigentes e de planejamento, contribuíram também para o avanço na área da educação.

Ideb em Piracicaba – Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) confirmam a crescente trajetória da qualidade do ensino fundamental municipal em Piracicaba.  A média do IDEB em Piracicaba passou de 4,6 em 2007 para 5,6 em 2009; foi de 5,9 em 2011 para 6,3 em 2013 e alcançou 6,5 em 2015. Valor que supera a meta projetada pelo MEC (Ministério da Educação) para a cidade em 2019.

De 41 escolas municipais avaliadas em 2015, 26 superaram com folga a meta estabelecida pelo MEC para 2015. Entre as escolas que superam a meta de 2015, 11 delas superam as metas estabelecidas pelo MEC para 2021 e 2 delas enquadram-se na meta de 2021. As demais superaram as metas de 2017 e 2019. “Este avanço atesta a qualidade do sistema municipal de ensino fundamental. O crescimento do IDEB médio municipal foi de 38,3% de 2005 a 2015”, afirma a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.