.: Piracicaba adere ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

19 de julho de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Governo Federal que tem como objetivo auxiliar e garantir a alfabetização de 100% das crianças ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

Através da Secretaria Municipal da Educação, Piracicaba adere ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC.

Com a adesão, Piracicaba receberá do Governo Federal apoio técnico e financeiro, tanto para a rede municipal quanto estadual de educação, por meio de cinco eixos como base: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.

“Piracicaba tem feito a sua lição de casa neste quesito e é referência em toda Região Metropolitana. Com a adoção de um sistema didático unificado, aliado à convocação de novos professores e a formação continuada das equipes, a nossa cidade cumpre seu papel na alfabetização dos pequenos e pequenas matriculados em nossa Rede, contribuindo diretamente com a meta do Governo Federal por meio do Criança Alfabetizada”, destaca o secretário de Educação de Piracicaba, Bruno Roza.

Também são objetivos do Criança Alfabetizada seguir os princípios constantes na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) na promoção de medidas para a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização e na ampliação e no aprofundamento das competências em leitura e escrita dos estudantes do 3º ao 5º ano.