.: Para garantir qualidade no serviço, SME intensifica fiscalização nas obras das escolas municipais

12 de janeiro de 2023 • Ygor Oliveira

Com o intuito de garantir a qualidade dos serviços realizados nas unidades escolares, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, capitaneada pela engenheira Ana Beatriz Cabana, tem vistoriado e fiscalizado as intervenções que estão em curso e as já finalizadas.

Das 124 escolas municipais de Piracicaba, 48 delas já passam por melhorias ou já tiveram as intervenções finalizadas.

Somente nesta semana foram visitadas 13 unidades que estão passando por obras ou que já tiveram os reparos finalizados para conferir a qualidade do serviço, bem como elencar pontos que necessitem de melhorias, adequações ou de novas intervenções por parte da empresa contratada.

As obras, realizadas através de parceria entre a SME e a Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), seguem em ritmo acelerado, sendo que, das 124 escolas municipais de Piracicaba, 48 delas já passam por melhorias ou já tiveram as intervenções finalizadas.

Com um investimento total de R$ 43,9 milhões, e prazo de conclusão de 12 meses

A reforma, que engloba todas as unidades escolares da Rede Municipal é uma iniciativa inédita. Com um investimento total de R$ 43,9 milhões, e prazo de conclusão de 12 meses.

As unidades vêm recebendo intervenções, conforme as necessidades de cada uma, englobando demolições e retirada de entulho, fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, melhorias em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

A engenheira Ana Cabana conversa com funcionários da empresa contratada durante vistoria na E.M. Heitor Pompermayer.

Para a engenheira e fiscal do contrato, Ana Beatriz Cabana, é essencial acompanhar as reformas para garantir a qualidade do serviço executado. “Estamos fazendo o nosso máximo para garantir que tudo saia da melhor forma possível. Estamos trabalhando e fiscalizando para que as obras cumpram os padrões da construção civil, com senso crítico e organizacional”

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, ressalta que é meta da SME entregar, até o final deste ano, todas as escolas reformadas, com novos móveis e equipamentos de ponta. “Garanto para a comunidade de Piracicaba que, na gestão do prefeito Luciano Almeida, os recursos da educação serão investidos e utilizados exclusivamente na qualidade da educação. Encontramos uma triste realidade quando assumimos e entregaremos escolas reformadas, com novos equipamentos e móveis para ter um ambiente favorável ao ensino dos mais de 36 mil alunos da Rede Municipal”, frisa o chefe da pasta.

Bruno Roza reitera o pedido e solicita a compreensão de todas as comunidades escolares. “É claro que qualquer obra gera transtorno, principalmente nas nossas escolas que continuam em funcionamento, mesmo com as obras acontecendo. Peço a compreensão e o apoio de todos os nossos gestores, professores, funcionários, alunos e pais, para que as obras possam seguir em ritmo acelerado”, destaca.