.: Pacote de obras das escolas municipais já contemplou 76 unidades; 50 já foram finalizadas

20 de julho de 2023 • Ygor Oliveira

A Prefeitura segue com as obras de manutenção nas 124 escolas da Rede Municipal de Educação, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel). Das 124 escolas, 76 delas já passam por melhorias, sendo que em 50 delas as intervenções já foram finalizadas.

Com um investimento total de R$ 43,9 milhões, as unidades escolares recebem intervenções intervenções hidráulicas, elétricas e manutenções gerais.

Com um investimento total de R$ 43,9 milhões, as unidades escolares que compõem a Rede Municipal de Educação vêm recebendo intervenções, conforme as necessidades de cada uma, englobando demolições e retirada de entulho, fundação e infraestrutura, impermeabilização de ambientes e solo, melhorias em alvenaria, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

Com a finalização dos serviços estruturais, o serviço é finalizado com a pintura total interna e externa dos prédios.

A realidade encontrada na Rede pela gestão municipal, segundo o secretário municipal de Educação Bruno Roza, era de escolas que há mais de 30 anos não recebiam nenhum tipo de manutenção ou obra estrutural. “Desde quando assumi como secretário tenho constantemente visitado a nossa Rede, coletando as demandas e visualizando as dificuldades das unidades. Todos eram unânimes em questionar a falta de manutenção nos prédios das nossas escolas. Esse é apenas o 1º pacote de melhorias estruturais que as nossas escolas recebem, mas já antecipo que há outras intervenções por vir”, frisa Roza.

Conforme colocado pelo secretário Bruno Roza, este é apenas o 1º pacote de melhorias estruturais que as escolas recebem, mas há outras intervenções por vir.

Uma das unidades com as obras já finalizadas é a Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu. Agora, além das equipes de servidores, os 705 alunos matriculados contam com uma nova estrutura para garantir o bom andamento das aulas.

De acordo com a gestora da unidade, Giovana Franchi, a escola está instalada em um prédio construído em 1982, necessitando de reparos constantes. “Nós tivemos diversas intervenções importantes em nossa unidade que há vários anos se faziam necessárias. Com a chegada dessa obra completa, pudemos reestruturar alguns ambientes administrativos e externos da escola, cuidar de rachaduras e receber uma revitalização em nossa quadra. Foi uma intervenção que a escola estava aguardando e chegou em boa hora”, coloca Giovana.

Segundo o secretário municipal de Educação Bruno Roza,  havia escolas que há mais de 30 anos não recebiam nenhum tipo de manutenção ou obra estrutural.

“É claro que qualquer obra gera transtorno, principalmente nas nossas escolas que continuam em funcionamento, mesmo com as obras acontecendo. Peço a compreensão e o apoio de todos os nossos gestores, professores, funcionários, alunos e pais, para que as obras possam seguir em ritmo acelerado”, destaca o secretário Bruno Roza.

Uma das escolas com as obras já finalizadas é a EM. Flávia Pires Dário, no Bosque dos Lenheiros.

Esse foi o trabalho desempenhado pela diretora Giovana Franchi na EM. Joaquim Carlos. “Conversei muito com a minha comunidade e com as equipes de obras que fizeram os serviços em nossa escola. A nossa principal preocupação sempre foi na garantia da segurança e bem-estar das crianças. Foi uma reforma longa, trabalhosa, mas com apoio da comunidade e da empresa, fizemos de tudo para que as obras não afetassem o bom andamento das aulas”.

QUADRAS ESPORTIVAS – O pacote de obras e intervenções também contempla o restauro e manutenção de quadras esportivas presentes nas escolas municipais. Já foram concluídas as intervenções em nove equipamentos de prática esportiva, presentes nas escolas municipais Edilene Marli Borghese, Ida Francez Lombardi, Aracy de Moraes Terra, Wilson Guidotti, Santo Granuzzio, Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, Carlos Sodero, Manoel Rodrigues Lourenço e Padre Pedro Baron. As duas últimas escolas, localizadas no Pau Queimado e na Vila Rezende, receberam também a cobertura dos espaços.

O pacote de obras e intervenções também contempla o restauro e manutenções de quadras esportivas. Neste pacote, as escolas do Pau Queimado e Vila Rezende receberam também a cobertura dos espaços.

Além das nove executadas, outras sete recebem melhorias, em andamento. A revitalização desses espaços era uma grande reivindicação das unidades escolares, bem como das comunidades dos bairros que compartilham o uso de grande parte desses espaços.

Segundo o chefe da Educação Municipal, a SME devolverá excelentes espaços à comunidade piracicabana. “Com nossos espaços organizados e com as manutenções em dia, a prática esportiva das comunidades escolares e dos frequentadores dos bairros está garantida. Essas eram demandas recorrentes na secretaria e que conseguimos contemplar neste momento”, finaliza Bruno.