.: OSP retoma o projeto Música nas Escolas na Rede Municipal de Educação

6 de março de 2024 • Ygor Oliveira

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), o projeto Música nas Escolas retomou suas atividades a partir de hoje, 06/03, nas unidades da Rede Municipal de Educação.

Alunos da Escola Municipal Antonia Benedita Eugênio assistem apresentação da OSP

Ao todo, 24 escolas municipais serão contempladas pelo projeto, sendo 12 de educação infantil e as outras 12 de ensino fundamental. As apresentações seguem até o mês de setembro.

Divididos em quartetos, os músicos da OSP se apresentam nas escolas municipais em três grupos de instrumentos: madeira (flauta, oboé, clarinete e fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo).

As crianças da escola de Educação Infantil Ana Maria Fontabelli Avansi após apresentação dos músicos da OSP

Hoje, 06/03, os alunos do período da manhã das escolas municipais Antônia Benedita Eugênio, de Ensino Fundamental, e Ana Maria Fontabelli Avansi, de Educação Infantil, foram as primeiras a receber as apresentações do grupo de músicos da OSP.

O repertório conta com canções do mundo infantil, de grupos como Balão Mágico, do game Mário Bros e dos filmes A Pantera Cor de Rosa e Frozen. As apresentações têm duração de cerca de 50 minutos, e ao final, os músicos da OSP apresentam, de forma lúdica, os instrumentos para os alunos.

O repertório da OSP conta com canções do mundo infantil, de grupos como Balão Mágico, do game Mário Bros e dos filmes A Pantera Cor de Rosa e Frozen

Aline Rossini, supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do projeto, explica que a participação em atividades musicais estimula o desenvolvimento cognitivo, aprimorando habilidades como a concentração, a memória e a capacidade de resolver problemas de forma criativa. “Além disso, a música é um veículo poderoso para o desenvolvimento de habilidades sociais, colaboração e trabalho em equipe. Participar de um projeto musical enriquece não apenas o currículo escolar, mas também a vida de cada aluno envolvido. São lições valiosas que ultrapassam as salas de aula e serão levadas para toda a vida.”