Orquestra Sinfônica leva música erudita para crianças da E.M. Ida Francez Lombardi

27 de abril de 2016 • André Cruz

Projeto está na sua segunda edição e pretende contemplar 2.940 crianças até novembro, com apresentações nas salas de aula

musica1

A estreia da edição 2016 do Projeto Música nas Escolas aconteceu nesta quarta-feira, 27, na E.M. Ida Francez Lombardi, no bairro Santa Fé. A apresentação contemplou os alunos dos quintos anos e, até novembro, 2.940 crianças de 21 unidades assistirão às aulas. O projeto foi desenvolvido pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de desenvolver uma relação entre alunos do ensino público e a música erudita.

Idealizado pelo maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba, o projeto quebra a rotina dos estudantes, a partir das visitas didáticas e descontraídas dos quartetos de cordas, madeiras e metais da OSP. Cada unidade municipal de ensino recebe duas apresentações para os alunos do primeiro ao quinto anos, com idade entre 6 e 10 anos. Três escolas são visitadas por mês. As aulas têm 50 minutos de duração.

Para a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, é uma apresentação didática de grande importância para a formação geral das crianças. “É um projeto de maior relevância na educação dessas crianças, que as coloca no mundo da cultura, apresenta a elas os instrumentos de uma orquestra, do que são feitos e como manuseá-los. Elas percebem que são instrumentos que não precisam de fios, de eletricidade. Aprendem também o trabalho em equipe, onde cada um respeita o espaço e a vez do outro. Nós esperamos que essa aula incentive a procura deles por concertos, que levem os pais e familiares ao teatro”, ressalta Corrêa.

_SME6814

Segundo a diretora da escola, Maria de Lourdes Stoco Puerta, os alunos estavam ansiosos esperando pelos músicos. “Eles estavam bastante interessados, pois muitos deles fazem curso de flauta e se identificam. É importante eles conhecerem um novo gênero musical, já que é difícil terem contato com esse tipo de música. O desempenho na sala de aula melhora muito com essa aula”, observa ela.

_SME6934

Na apresentação, os músicos fazem uma demonstração prática sobre os instrumentos, suas formas de funcionamento, histórias e curiosidades. Temas infantis e do cinema são apresentados, e composições célebres da música erudita. Há espaço para perguntas e os estudantes têm a oportunidade de entender como é a carreira de músico e o que é preciso para tocar um instrumento.

_SME6910

_SME6839

_SME6870

_SME6902

O aluno Henrique Gabriel Santos da Silva, 10 anos, foi bastante participativo durante a apresentação. Além de perguntas, ele experimentou a sensação de tocar violino com a ajuda do violinista. “Gostei muito dos sons dos instrumentos, principalmente do violino, por ter um som mais calmo e mais leve”, disse Henrique, que pretende ir ao teatro assistir a um concerto.

_SME6881

Quem também aprendeu e se divertiu foi Caio Henrique Coutinho de Souza, 10 anos. “Eu já conhecia os instrumentos, mas nunca tinha ouvido os sons que eles fazem. Aprendi muito, como segurar o violino, qual a posição da mão, do que ele é feito, etc. Quero ir ao teatro para aprender mais ainda”, disse Caio, empolgado.

_SME6887

_SME6957