SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Formação inicial para professores da Educação Infantil – edição 2012

27 de janeiro de 2012 • André Cruz

Até a próxima terça-feira (31), os novos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que ingressaram na rede em 2012, participam da “Formação inicial para professores”, na qual dividem-se grupos de acordo com o cargo aprovado no concurso. A programação acontece na Escola Municipal “São Vicente de Paulo”, no Bairro Alto. Para os profissionais de Educação Infantil, as oficinas são realizadas no perídodo da tarde, das 13h às 17h30. Confira, abaixo, os temas apresentados.

* Fotos: Rafaela Ometto

“Tendência poética do corpo, os sentidos na Educação Infantil: questionamentos e novos olhares”

tendenciapoetica1

Reflexões sobre “Qual o limite enquanto docente?”, “Busca da formação profissional”, “Pensamentos a partir do cotidiano”, “Planejamento para trabalhar com crianças de 0 a 6 anos” foram os temas da oficina ministrada pela pedagoga Ana Claudia Cladeiron, mestranda da Educação. A ideia central foi trazer para a sala de aula a dimensão do trabalho e da importância que o professor exerce na vida de uma criança; analisar a sua linguagem e expressão corporal; o que é real ou imaginário. A partir dessa constatação, avaliar as relações do cotidiano, estabelecer que “a pele é o limite entre eu e o mundo”, ou seja, nada é impossível e todos os sonhos podem ser concretizados. Durante a oficina, as professoras foram colocadas à prova para pensar e rever essas e outras questões “simples, mas que devem ser sempre lembradas”.

 

“Musicalização na Educação Infantil”

doremipaty1

Dos 0 aos 6 anos é o período da “primeira infância”, quando a criança forma a base para o aprendizado. E é justamente nessa fase que a música se faz ainda mais necessária, pois auxilia na concentração, relacionamento e entrosamento com os outros amigos de classe e participa de um ambiente lúdico e alegre. Nesse sentido, a educadora musical Patrícia Ética Piton Pandolfe apresentou às novas servidoras da Educação Infantil, o projeto “DoReMiPaty”, o qual traz canções que podem ser trabalhadas em sala de aula e sugestões de como aliar a música ao aprendizado. Os temas abordados durante a oficina foram: fixação das cores por meio da musicalização, timbres, altura dos sons, intensidade do som, numerais, histórias com músicas, repertório musical do CD DoReMiPaty, brincadeiras e jogos musicais e o relaxamento para as crianças.

doremipaty

 

“Jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física”

Apesar da Educação Física ser uma disciplina que envolve, em sua maioria, brincadeiras e atividades ao livre ou fora da sala de aula, a oficina “Jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física” proporcionou às participantes uma aula teórica de como aproveitar, da melhor forma, os recursos que essa disciplina oferece. Português e Matemática, além de matérias que envolvem o meio ambiente e o corpo humano também foram abordadas durantes as atividades.

edfisica2

Um dos temas da fase teórica da oficina, ministrada pelas professoras Camila Camossi, Franceli Bisso e Viviane Lima, foi a Motricidade, que é a capacidade de desempenhar um movimento. As professoras orientaram a conduta do professor junto aos alunos e o planejamento pedagógico; como observar quando a criança participa (ou não) das aulas; adaptar as atividades para que possam ser feitas por todos os estudantes; coordenação, entre outras orientações. Foram exibidos ainda vídeos (foto abaixo) com sugestões de brincadeiras que podem ser feitas em sala de aula.

edfisica

edfisica1

Após a etapa teórica da oficina, as novas profissionais da rede participaram de dinâmicas e puderam vivenciar a teoria na prática.

edfisica3

 

“Caminhos metodológicos na perspectiva da aprendizagem infantil”

Abordar elementos importantes para o desenvolvmento do projeto pedagógico. Foi com essa definição que o professor de Educação Física, Ricardo Ducatti Colpas, direcionou a oficina às profissionais que trabalharão com alunos dos 0 aos 6 anos. Aprendizagem mais ampla; ensino interdisciplinar; ambiente reflexivo; trabalho coletivo e organização do ambiente foram alguns pontos ressaltados durante a aula teórica, que forneceu conhecimentos de estudiosos da Pedagogia; e prática, por meio de dinâmicas ao ar livre.

caminhometod1

caminhometod3

Trabalhar elementos de forma lúdica, para Colpas, “é uma maneira de mostrar ao professor que montar um projeto pedagógico interessante não é tão complexo”. O pedagogo enfatiza: “saber ouvir é um bom caminho” para o sucesso na carreira educacional.

caminhometod

Dinâmica de grupo, na qual uma participante foi vendada e outras duas “unidas” por uma camiseta. Segundo Colpas, a atividade trata a noção do trabalho em equipe e a importância de se conhecer e respeitar o espaço do outro.

 

“Culturas infantis e estética na infância”

Algumas ferramentas de aprendizagem na primeira infância são desenhos, imagens, cores, colagens e trabalhos de arte. Foi com esse objetivo que o professor e diretor de escola municipal, Peterson Rigato, desenvolveu a oficina “Culturas infantis e estética na infância”. A ideia foi apresentar ao professor uma maneira eficaz para expor os trabalhos dos alunos; métodos para se trabalhar em sala de aula com jornais e revistas, fazendo com que a criança invente novas formas; sugestões de exercícios que possibilitem a troca de experiência corporal com os alunos, por meio de uma massagem por exemplo; mostrar que o professor também deve se divertir e brincar e incentivá-lo a sair da sala de aula e explorar outros espaços da escola, como parque de areia e grama.

cultinfantis

cultinfantis3

cultinfantis2

cultinfantis1

Durante a oficina, Rigato exibiu fotografias com exemplos de atividades que estimulem o desenvolvimento artístico das crianças

cultinfantis2

“Desenvolvimento infantil”

Explicar para as professores o processo de desenvolvimento de uma criança dos 0 a 6 anos. Foi essa a intenção da oficina “Desenvolvimento infantil”, com a psicóloga Majú, que abordou a timidez; facilidade ou dificuldade no aprendizado; processo e tempo de alfabetização; linguagem corporal, avanço da fala do aluno; entre outros aspectos.

desenvinfantilmaju

A psicóloga falou da influência que o professor tem na casa do aluno. “Portanto, é de suma responsabilidade cada conteúdo transmitido na sala de aula, pois ele será levado às famílias”.

desenvinfantilmaju2

 

“Teatro: uma experiência criativa”

Criatividade. Essa é a palavra chave para expor a proposta da oficina ministrada pelo ator Tiago de Luca, resopnsável também pelo Projeto “Plantando sonhos”, desenvolvido nas unidades municipais desde 2003. Luca falou como é importante a criança conhecer a origem e a função de determinado objeto, bem como destacou a necessidade do processo de pesquisa, que pode ser feito e explorado em forma de teatro, arte, música e jogos coletivos dentro e fora da sala de aula. Segundo o profissional, “uma criança com 3 anos, por exemplo, ainda não sabe explorar alguns elementos como linguagem, portanto as artes plásticas, dança e música são de extrema importância para seu desenvolvimento”.

teatrotiago

Além da explanação teórica, o ator fez dinâmicas divertidas como sugestão para o desenvolvimento com os alunos

teatrotiago1

teatrotiago2

‹ voltar