Observatório Municipal terá programação especial dedicada a Marte

27 de maio de 2016 • André Cruz

Planeta estará mais perto da Terra; observação poderá ser feita no sábado, 28, e na segunda, 30

marte_01
Após 13 anos, Marte, o Deus da Guerra, está novamente em evidência e o Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, recebe visitantes neste sábado, 28/05, das 20h às 21h30, e na segunda-feira, 30/05, dia da máxima aproximação. O OAP está localizado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro.

Na antiguidade, a coloração avermelhada do planeta foi associada ao sangue, epidemias, guerras e destruição, razão pela qual, na mitologia dos deuses e dos homens, recebeu o título de Deus da Guerra.

De acordo com o astrônomo Nelson Travnik, graças a telescópios cada vez maiores, os maus presságios foram substituídos pela visão de um planeta “irmão da Terra”, no qual conjecturava-se existir até formas de vida avançadas.

Além do sábado, outro dia propício para observar Marte será a segunda-feira, 30, quando ocorrerá a máxima aproximação do planeta com a Terra, numa distância de 75.280.000 km. Esta aproximação será superada em 2018, quando Marte estará ainda mais próximo da Terra, fenômeno que ocorre a cada 15 anos.

Travnik avisa que, em caso de más condições atmosféricas, a programação será suspensa. A visitação ao OAP é gratuita.