.: Obras de restauro e manutenção na EM Bruna Ferreira da Silva começam amanhã, 1º/03

28 de fevereiro de 2023 • Ygor Oliveira

Autor: Texto: Thiago Marquezin / SME e Camila Piacentini / CCS – Fotos: Fábio Lisboa / SME

Unidade localizada no Jardim Alvorada funciona temporariamente no Centro Comunitário do Jardim Ipanema

A Escola Municipal Bruna Ferreira da Silva, localizada no Jardim Alvorada, passará por obra de restauro e manutenção estrutural que começa amanhã, 1º/03. As intervenções acontecem por meio de parceria entre as secretarias municipais de Obras e Zeladoria (Semozel) e de Educação (SME), com investimento de R$ 1.437.976,50.

A unidade terá o prédio totalmente revitalizado, contemplando troca de pisos, revestimento total da unidade, pintura, substituição da cobertura, troca de esquadrias metálicas e de madeira, demolição e reconstrução de salas de aula, solário, lavanderia, sanitários, além de revitalização de sala de funcionários, construção de muros, rampa de acesso e drenagem de águas pluviais.

“Esta é uma obra de revitalização completa, porque queremos oferecer o melhor para os alunos e funcionários. A readequação estrutural do prédio da escola vai refletir diretamente na boa convivência, na qualidade do ensino e, claro, na garantia de segurança a todos”, destaca Paulo Roberto Borges, titular da Semozel.

No dia 24/02, o secretário de Educação, Bruno Roza, a diretora da unidade, Elaine Aparecida Favaretto Correa, a engenheira civil Ana Beatriz Cabana e representantes da empresa que realizará a obra realizaram visita técnica no prédio para iniciar as intervenções.

A engenheira Ana Cabana explica as intervenções da EM. Bruna Ferreira da Silva ao secretário Bruno Roza e a diretora Elaine Correa.

Segundo o secretário de Educação, essa era uma prioridade da gestão, tendo em vista que o atual prédio oferece riscos para a equipe e os alunos. “Foi a primeira escola que visitei quando assumi a gestão da SME e me prontifiquei em acelerar os processos para que a unidade passasse por esta grande obra. Com toda certeza, toda a comunidade ganhará uma estrutura de qualidade e pensada sempre no melhor para os nossos alunos”, frisa Bruno Roza.

EM SEGURANÇA – Durante o ano de 2022, a unidade foi avaliada por equipe técnica e foram detectados problemas estruturais graves. Preventivamente, a Secretaria Municipal de Educação, no dia 30/08 do ano passado, suspendeu as atividades no prédio e remanejou o atendimento dos alunos para o Centro Comunitário do Jardim Ipanema, em setembro de 2022.

Para receber os 169 alunos e os funcionários com mais conforto, o prédio do Centro Comunitário, localizado na avenida Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, foi revitalizado, contando com a troca de piso, forros, cobertura, adaptação de cozinha e banheiros, bem como demais melhorias para atender as necessidades da comunidade escolar.

“Remanejamos todo o trabalho da escola provisoriamente ao prédio do Centro Comunitário do Ipanema, o qual recebeu todas as melhorias necessárias, para dar prosseguimento ao processo de reforma na EM Bruna Ferreira da Silva. Nossa maior preocupação, além da oferta da educação de qualidade aos estudantes, é a segurança estrutural que o atual prédio não oferece e que será resolvido, de fato, com as obras”, finaliza o chefe da SME.

Por conta de problemas estruturais graves, em agosto do ano passado, a SME suspendeu as atividades no prédio e remanejou o atendimento dos alunos.