.: Obra da EM Deolinda Elias Cenedese, em Ártemis, entra em fase final de execução

21 de dezembro de 2022 • Ygor Oliveira

As obras de reforma da estrutura da Escola Municipal Deolinda Elias Cenedese, no distrito de Artemis, entraram na fase final de execução. Com 85% já concluídas, o avanço nas intervenções foi conferido de perto pelo secretário municipal de Educação, Bruno Roza, e pelo vereador Josef Borges, durante visita na unidade na manhã de terça-feira, dia 20/12.

A visita foi acompanhada pelas engenheiras Cleidelice Baltieri e Ana Cabana, além da diretora da unidade Maria Cristiana Rocha e representantes da empresa contratada.

Com investimento de R$ 705.687,08, a reconstrução parcial da unidade escolar acontece desde meados do mês de julho deste ano. A gestão do contrato e das intervenções é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A visita do secretário e do vereador foi acompanhada pelas engenheiras Cleidelice Baltieri e Ana Cabana, além da diretora da unidade Maria Cristiana Rocha e representantes da empresa contratada.

A obra consiste na reforma completa do prédio principal da unidade escolar, com a construção de um novo telhado, toda a estrutura hidráulica e elétrica, além da pintura e dos acabamentos, como a troca de pisos, de portas e janelas.

“As Secretarias de Educação e Obras vem movimentando uma força-tarefa para garantir que as unidades escolares recebam as devidas melhorias. A comunidade da escola Deolinda Elias Cenedese espera há anos a conclusão das intervenções da unidade, tendo em vista que a antiga empresa deixou a obra sem terminar. No que depender do nosso esforço, vamos devolver a unidade revitalizada e pronta para receber os alunos já em 2023”, pontua o secretário de Educação, Bruno Roza.

O prédio principal da unidade escolar estava interditado desde o final de 2019, quando por um problema no telhado, foi iniciada uma obra para reconstrução do telhado, que foi abandonada pela empresa ganhadora da licitação logo após o início das atividades, deixando parte do imóvel destelhado.

Por conta disso, toda a estrutura do prédio foi danificada, pois sem telhado, a parte interna do prédio ficou exposta ao tempo, o que ocasionou infiltração de água das chuvas nas paredes, causando mofos, danificando os pisos e destruindo equipamentos usados pela unidade, sendo essas intervenções sanadas pela nova empresa.

Investimento para a reforma do prédio principal da unidade foi mais de R$ 700 mil.

“A nossa comunidade está muito feliz por esse retorno, as famílias, as professoras, todos estamos aguardando ansiosos para retomar a escola que é tão querida por todos. Estamos muito felizes em saber que iremos iniciar o próximo ano, aqui em nossa escola novamente”, destaca a diretora da unidade Maria Cristiana Rocha.

Atualmente a escola atende cerca de 260 alunos de 0 a 5 anos. Sendo 120 alunos das turmas de berçário e maternal, na própria unidade escolar em um anexo separado do prédio principal onde foram realocadas algumas salas e parte da área administrativa da escola.

Para atender os demais alunos, cerca de 150 das turmas de jardim, no final de 2021, a Secretaria Municipal de Educação alugou um espaço no próprio bairro, que foi adaptado para receber os alunos de forma correta e segura. Neste local funcionam, provisoriamente, até a finalização das obras, mais 5 salas de aula, contando também com banheiros e uma cozinha e uma área externa para atividades de lazer e recreação.

Com a reforma, todos os cerca de 260 alunos voltarão a ser atendidos normalmente no prédio principal da unidade escolar.