.: Mais de 3 mil alunos da Rede Municipal de Ensino realizam o Saeb

22 de novembro de 2023 • Ygor Oliveira

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 foi aplicado entre os dias 9 e 17 de novembro para 3.444 alunos dos 5º anos de 46 escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no exame, junto das taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As escolas de Piracicaba elaboraram simulados com questões similares às pedidas nas provas, incluindo preenchimento de gabaritos, e os aplicaram em sala de aula nas semanas que antecederam as avaliações, com o objetivo de familiarizar os estudantes com o formato das provas.

No último índice referente ao ano de 2021, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba contou com 33 unidades acima da média do Ideb nacional (5,8) e com 18 pontuando igual ou superior à média estadual (6,3). Desse total, sete delas tiveram médias acima de 7 e as Escolas Municipais Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu, e Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Glebas Califórnia, figuraram entre as 20 melhores escolas do Estado, com média 7,9. Esse resultado foi conquistado mesmo com um cenário desfavorável causado pela pandemia.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Os resultados preliminares do Saeb 2023 serão disponibilizados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir do primeiro semestre.