.: Núcleo de Apoio Psicossocial da SME recebeu 131 encaminhamentos entre agosto e dezembro de 2023

28 de dezembro de 2023 • Ygor Oliveira

O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) da Secretaria Municipal da Educação recebeu 131 encaminhamentos entre os meses de agosto e dezembro de 2023, oriundos de 67 escolas da Rede Municipal. As principais demandas apresentadas no período foram referentes a alunos com deficiência e/ou transtornos comportamentais, defasagem no processo de ensino e aprendizagem, queixas relacionadas à saúde e à relação das famílias com as escolas.

Flávia Teles Bortoletto, assistente social do NAPS, destacou que as escolas que mais encaminharam atendimentos estão localizadas nas regiões Norte e Oeste, por se tratar de territórios que apresentam maior concentração de alunos e vulnerabilidades sociais e econômicas.

Viviane Gimenes Cavalcanti, coordenadora da Educação Básica, Flávia Teles Bortoletto, assistente social do NAPS, Caroline Mesquita França, psicóloga do NAPS e Ana Lucia Marra, também coordenadora da Educação Básica da SME

“As demandas do NAPS surgem a partir de um formulário elaborado para encaminhamentos dos casos das escolas municipais. O documento foi criado para verificar as principais questões que as unidades têm enfrentado como dificultadoras, dando início ao trabalho do departamento, que atua com os gestores, educadores, alunos e familiares”, explicou Flávia. Após receber as demandas, o setor avalia quais casos necessitam da atuação das técnicas e realizam os encaminhamentos necessários.

Durante o ano, o setor iniciou uma articulação com a Rede Intersetorial de Piracicaba, realizando reuniões, diálogos e parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), com Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), com o setor de Saúde do Escolar, com a Atenção Básica da Saúde, com  os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS – adulto e infantil) e com a Defensoria Pública de Piracicaba.

As técnicas do Núcleo também identificaram a necessidade de articulação com outras áreas e a equipe passou a atuar em Comitês, Comissões e Conselhos, como Dos Imigrantes, Migrantes e Refugiados; Da Mulher; Álcool e outras Drogas; LGBTQIA+; Justiça Restaurativa; Ministério Público; PopRua; entre outros.

O secretário municipal da Educação, Bruno Roza, ressaltou que a chegada da equipe tem sido essencial para preencher uma lacuna e complementar os esforços já realizados pelos setores e equipes da SME. “As técnicas do NAPS têm o objetivo de oferecer suporte à equipe pedagógica, concentrando-se nos fenômenos psicossociais que impactam o contexto das crianças. O setor identifica as dificuldades das escolas e busca maneiras de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionando um ambiente mais propício ao aprendizado”, disse.

As técnicas do NAPS participaram de formação sobre a Lei Maria da Penha em 2023

Para 2024, Flávia afirma que o objetivo do setor será atuar com coletivos, com foco no corpo docente e na relação das famílias com as escolas. “É uma maneira que encontramos de buscar atender um número maior de demandas, visto que Piracicaba possui mais de 36 mil alunos na Rede Municipal, e devemos somar a isso as famílias e os professores. Atuando numa perspectiva mais coletiva, conseguiremos atingir mais alunos”, falou.

O departamento, que funciona dentro do prédio da SME, iniciou suas atividades em maio de 2023, elaborando o plano de trabalho para atuação das profissionais. De maio a julho, a equipe realizou visitas técnicas em cidades da região, realizou cursos e capacitações para apropriação teórico-metodológica das atuações, participou de reuniões com as coordenadoras e supervisoras da SME e do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape). No mês de agosto, a equipe trabalhou, primeiramente, auxiliando o setor do Numape diante das demandas, com avaliações já realizadas em alunos da Rede Municipal.

As técnicas do setor identificaram a necessidade de articulação com outras áreas, como o Comitê Pop Rua

O NAPS – O Núcleo de Apoio Psicossocial foi implantado para criar uma rede protetiva e de apoio à Educação Municipal. As ações do setor são desenvolvidas pelas servidoras Flávia Teles Bortoletto, Débora Cristina Chiea de Angelis – assistentes sociais, e Caroline Mesquita França – psicóloga.