.: Núcleo de Apoio Psicossocial, da SME, promove ações de acolhimento para fortalecer o ambiente escolar

7 de fevereiro de 2024 • Ygor Oliveira

O Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), setor da Secretaria Municipal de Educação, está ampliando suas ações para o ano letivo de 2024 com o intuito de promover acolhimento aos professores, alunos, familiares e equipe de trabalhadores do ambiente escolar. As atividades consistem em encontros em grupos com aplicação de dinâmicas e diálogos voltados ao contexto educacional e tiveram início na terça-feira, 06/02. As ações estão programadas para continuar ao longo do ano.

Professoras da Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi durante dinâmica aplicada pelas técnicas do NAPS

A psicóloga do NAPS, Caroline Mesquita França, explicou que a abordagem das dinâmicas busca aproximar a Rede Municipal de Educação da realidade de cada unidade escolar, proporcionando momentos de trocas para reflexões e manutenções necessárias. “O objetivo é promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem, além de realizar um trabalho preventivo contra riscos que possam prejudicar o desempenho escolar das crianças e das equipes”, ressaltou Caroline.

As primeiras escolas municipais a receberem as atividades foram a Maria Benedicta Pereira Penezzi (Ensino Fundamental) e Tomaz Caetano Cannavam Ripoli (Educação Infantil).

O formato das ações compreende encontros com professores durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), ocupando 1 hora tanto pela manhã (8h30 às 9h30) quanto à tarde (13h30 às 14h30). As dinâmicas envolvem aspectos relacionados a sentimentos, visando acolher os docentes em sua realidade profissional e pessoal.

Além disso, estão previstas dinâmicas de acolhimento com os alunos dos 5° anos Integral e Parcial, abordando temas como amizade, confiança, autoestima e bullying. Serão realizados dois encontros com os 5° anos Integral e um encontro com os 5° anos Parcial em 2024.

Juntamente com os encontros, o NAPS continua oferecendo atendimentos específicos para alunos encaminhados pelas escolas da rede, garantindo um suporte individualizado conforme as necessidades identificadas. As iniciativas visam fortalecer o ambiente escolar, promovendo um espaço seguro e propício para o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos, bem como o bem-estar de toda a comunidade escolar.