Nova roupagem: Educativa FM torna “Bom dia cidade” mais atrativo

31 de julho de 2013 • André Cruz

Inédito
Remodelação do programa começou dia 1º de agosto, (aniversário da cidade), é a primeira realizada nos últimos 13 anos e deve conquistar novos ouvintes; outros programas da grade deverão ser contemplados.

“A mudança de um programa é semelhante a uma mulher que vai ao cabeleireiro: ela toma um banho de beleza e pode brilhar novos caminhos”. Essa é a concepção expressada por Xilmar Ulisses, que há 13 anos comanda o “Bom dia cidade”, na Educativa FM – (105,9 Mhz), quando enfatizou sua expectativa a respeito do novo projeto. “Essa mudança é muito bem vinda e necessária. Quem ganha são nossos ouvintes”.

De acordo com a diretora da Rádio, jornalista Jacqueline Santana, a intenção da proposta é oferecer às famílias piracicabanas e da microrregião mais notícias e amplo conteúdo jornalístico. “O ouvinte passa a identificar a preocupação de todos os profissionais, envolvidos na produção do programa, em garantir a máxima qualidade da informação”. Ela explica ainda que o trabalho desenvolvido pela equipe tem como foco contribuir com a formação crítica dos cidadãos. “Nossa mensagem é para aqueles que estão do outro lado, seja em casa, no carro, trabalho, no hospital, enfim, todos que fazem do rádio um aliado”.

Foto: Marquinhos Ferreira

Jacqueline Santana, Daniel Rogero e Xilmar Ulisses

A nova plástica

Com a composição da nova roupagem, os textos a serem produzidos e veiculados atribuem dinamismo e irão valorizar cada informação. Torna-se possível setorizar os assuntos em áreas específicas, entre elas economia, esporte, cidade, Educação e Saúde, e oferecer ao ouvinte um conteúdo mais organizado. Segundo Xilmar, antes, a produção era assim: “pesquisávamos as notícias e colocávamos no ar. Agora, com a nova dinâmica, teremos uma roteirização, ou seja, o programa passa a ser planejado do começo ao fim”.

Ele afirma estar ansioso pelo feedback do seu público. “Estou muito estimulado e acredito que o impacto será bastante positivo”. O ouvinte poderá opinar pelas redes sociais, telefone (3433-4430) ou ainda visitar a emissora e sugerir alterações e novas ideias.

Conhecimento e dedicação

Quando aceitou o convite da Direção para implantar a nova plástica, Daniel Rogero utilizou o conhecimento que já tinha sobre a rádio, pois é ouvinte assíduo, e desenvolveu instrumentos de mobilidade ao programa. “O mais difícil já temos, que é o talento do Xilmar, então, buscamos ampliar a liberdade de expressão dentro do “Bom dia cidade”, até então sustentado basicamente na voz, na locução do apresentador”. Contamos, agora, com novos instrumentos de comunicação para que se possa migrar de uma editoria a outra de forma atrativa, por meio do suporte de vinhetas modernas e precisas.

A plástica, na visão de Rogero, é responsável por atrair maior público, consequentemente, é a que faz o programa crescer. “Não fizemos mudança brusca, porque em time que está ganhando não se mexe, mas alteramos um cenário no qual algumas peças ficaram superadas pelo tempo”.

A Prefeitura

“Professor Gabriel Ferrato está envolvido em causas públicas ao longo de sua vida e conhece a importância que a Educativa FM tem, junto à cidade. Ao oferecer à Rádio a possibilidade de se modernizar em benefício do cidadão piracicabano, o nosso prefeito, com seu perfil planejador, sabe o que está fazendo”.  Xilmar Ulisses.

“Um gestor público que gosta, conhece e acredita no rádio. Prefeito Gabriel já provou que sabe como esse veículo de comunicação é surpreendente e está em todo lugar com o ouvinte. Por isso, exige que a emissora seja de fato educativa: mostre ao povo boas iniciativas e as necessidades de melhorias, servindo de fonte inclusive para outros órgãos de imprensa”. Daniel Rogero.

Grande audiência

O contato com pessoas pelas ruas da cidade tem sido o principal indicador de que cada vez é mais expressiva a audiência do “Bom dia cidade”. Com isso, aumentam também a responsabilidade e o compromisso com a qualidade do conteúdo transmitido. “Fico tranquilo, pois sinto que a rádio está facilitando o nosso trabalho”, comemora Xilmar.

Trabalho intenso

O programa entra no ar nas manhãs de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30, e tem duração de 2 horas. Mas, a produção e checagem de todos os detalhes exigem agilidade, bastante atenção e cuidado por parte da equipe. Por esse motivo, tudo começa muito antes desse horário: cada edição é pensada com um dia de antecedência: sempre no período das 16h às 23h (do dia anterior), inicia-se o processo de compilação de dados e o programa passa a ganhar forma.

Xilmar é o primeiro a chegar à emissora, às 4h da manhã, para avaliar as notícias enviadas à produção depois das 23h, e completar o roteiro também com o material produzido pelas profissionais Elen Lima, Anelise Libardi e Rosiley Lourenço. Em seguida, ele “desenha” o caminho que o programa irá percorrer juntamente com Luiz Ângelo Castilho, que conduz toda a parte técnica; o conteúdo é apresentado e a sequencia definida. O próximo passo é dominar a pauta da entrevista do dia, agendada pelo Departamento de Jornalismo.

“O tempo de dedicação fora do ar é o maior. Como os ouvintes estão mais exigentes, preciso de foco e tranquilidade; tenho recebido esse apoio de profissionais competentes e empenhados nessa arte que é a comunicação”, finaliza o apresentador.

Mais novidades para Piracicaba
*Novo sistema de informática – mais rápido e completo;
*Aquisição de híbrida – para otimizar a produção jornalística/mais conteúdo de qualidade;
*Nova grade de programação – novos programas e fim das reprises;
*Novo site em agosto – www.educativafm.com.br

Foto: Marquinhos Ferreira