Norte-irlandeses visitaram escolas estaduais e municipais de Piracicaba

29 de outubro de 2014 • André Cruz

Professores da Irlanda do Norte chegaram ao Brasil por meio do Connecting Classrooms

Professores das escolas estaduais de Piracicaba receberam, entre os dias 5 e 10 de outubro, a visita de educadores da Irlanda do Norte. Os norte-irlandeses foram contemplados com bolsas de intercâmbio por meio do Connecting Classrooms, programa do British Council que conecta salas de aula do mundo inteiro.

Lee-Anne Wilson e Adam Smith, ambos da escola Hill Croft em Newtonabbey, e Cassandra Willis, da Model School for Girls, em Belfast, visitaram as escolas estaduais Honorato Faustino, Professor Eduir Benedicto Scarpari e o Centro de Reabilitação de Piracicaba, além da Escola Municipal de Educação Infantil Oracy da Silva.

Na escola municipal, a comitiva visitou todas as salas de aula, do Berçário I ao Jardim II, e acompanharam as atividades que estavam sendo realizadas com as turmas. Lee-Anne, Adam e Cassandra cantaram, dançaram, brincaram e tiraram foto com as crianças que ficaram admiradas com a presença dos gringos. A visita foi direcionada pela diretora Janete Vieira, coordenadora da Educação Infantil Sandra Perina, pela supervisora Diva Freitas, a assessora pedagógica Teresinha Finguerut, pelo vereador José Longato,  professores da unidade e supervisoras da Diretoria Regional de Ensino.

SME_9699

Segundo Adam, a importância dessas visitas são as trocas de informações. “O que nós aprendemos aqui, vamos aplicar lá na Irlanda com nossos alunos”, disse. Ele também destacou que a união das equipes escolares é similar às equipes da Irlanda, porém aqui no Brasil existe uma grande vontade se de trabalhar em grupo.

Os irlandeses notaram que as crianças dispõem de um serviço de muita qualidade, totalmente gratuito, bem diferente da Irlanda do Norte. “Lá, os pais pagam uma alta quantia para ter um serviço que, às vezes, não se assemelham ao do Brasil”, disse Lee-Anne.

A agenda incluiu visitas às escolas da região, museus, pontos turísticos da cidade e até um pub irlandês. Eles foram, ainda, encontrar com gestores das escolas, conhecer seu campo de atuação e ter a oportunidade de conhecer de perto o sistema educacional brasileiro e do Estado de São Paulo.

SME_9616

SME_9637

SME_9648

SME_9783

Inscrições – As inscrições para novas bolsas de intercâmbio do Connecting Classrooms estão abertas até 31 de outubro. Para participar, professores brasileiros devem elaborar um plano de trabalho com uma escola no Reino Unido, escolhida dentro do programa. Os melhores projetos serão selecionados para viajar, com um prêmio de £1.500 (1 mil e quinhentas libras).

O mesmo valor é oferecido às escolas britânicas, para que conheçam seus parceiros no Brasil. As inscrições devem ser feitas no site do programa (http://www.britishcouncil.org.br/atividades/educacao/connecting-classroo…).

Sobre o Connecting Classrooms

O Connecting Classrooms é o programa do British Council (organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais) que une crianças e jovens do mundo inteiro, apoiando o aprendizado de assuntos globais e a formação de jovens atuantes na economia mundial.

São cerca de 5200 instituições de ensino parceiras, mais de 1.400 escolas brasileiras participantes e 184 países conectados. Os principais objetivos são formar cidadãos globais mais preparados para o mercado de trabalho e fornecer ferramentas e recursos para o professor transformar positivamente a sala de aula. Para mais informações, acesse:www.connectingclassrooms.com.br

SME_9731

SME_9749