Municipalização da E.M. Professor Carlos Sodero é oficializada

Unidade fica no bairro Boa Esperança e abriga 151 estudantes do 1º ao 3º ano

Fotos: Fernanda Schmidt
_SME9256

O Governo Municipal e a Secretaria de Educação realizaram na última quarta-feira, 25, cerimônia que oficializou a municipalização da Escola Professor Carlos Sodero, no bairro Boa Esperança. A ação é fruto da parceria do município com o Estado, em prol da municipalização do ensino em Piracicaba.

A unidade foi construída em 1983 e, desativada pelo Estado, em 2014 passou a atender alunos da rede municipal dos bairros Boa Esperança e Javari I e II. Localizada na rua Nicola Evangelista Neto, 87, abriga 151 alunos do 1º ao 3º ano.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, que participou da cerimônia, os alunos foram beneficiados com a parceria. “As opções eram as escolas municipais Geraldo Bernardino e Judith Moretti Accorsi. Com a reativação desta unidade, sob a responsabilidade do município, as crianças não precisam mais caminhar longas distâncias para estudar”, disse.

Segundo a diretora Celene de Castro, a unidade funciona com 11 funcionários e, desde o início das atividades, faz um trabalho transparente, com a participação do Conselho de Escola. “Temos uma comunidade participativa e preocupada com o ensino de qualidade dos alunos”, disse. A municipalização da escola consta na Lei nº 5.684/06, de 21 de novembro de 2013.

Mais de R$ 46 milhões em investimento – De 2013 até agora foram geradas 3.508 novas vagas para educação infantil (implantadas e/ou em processo). Os investimentos do Governo Municipal com ampliações, reformas, construções, contratações, entre outros, já totalizam mais de R$ 25 milhões só na Educação Infantil.

No governo Gabriel Ferrato foram implantadas três escolas de educação infantil nos bairros Mário Dedini, São Francisco/Taquaral, Jardim Piracicaba; construídas mais três unidades no Parque São Matheus, Água Branca, Paradiso; uma escola de educação infantil está em fase de conclusão, no Vila Sônia, loteamento Vem Viver e uma nova escola está em processo de licitação, no bairro Tatuapé.

Foram reconstruídas duas escolas de educação infantil no Boa Esperança e Santa Teresinha; sete unidades foram reformadas nos bairros Algodoal, Jupiá, Jardim Itaberá, Novo Horizonte, Vila Fátima e duas no Vila Cristina; também foram construídos três berçários no IAA, Morada do Sol e Ártemis e implantados quatro unidades no Jardim Manacás, Cantagalo, Jardim Planalto e Parque dos Sabiás. Além dessas obras de grande porte, foram realizadas pequenas reformas em 45 escolas educação infantil, no valor de mais de R$ 5 milhões.

Já no ensino fundamental, que compreende crianças de 6 a 10 anos de idade, o investimento total foi de R$ 11.600.203,47, entre implantações de escolas, construção de Centros Educação de Digitais, construção de quadras poliesportivas, reformas e ampliações de escolas. Entre os serviços de cobertura, instalação de toldos, serralheria, construção de base de concreto para reservatório, entre outros, o governo investiu R$ 8.379.299,62.

_SME9245

_SME9210