.: Mário Sérgio Cortella abre programação da 15ª edição da Jornada Pedagógica

29 de setembro de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, buscando oportunizar formação de qualidade a professores, gestores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, realizará entre os dias 16 e 20 de outubro a 15ª Jornada Pedagógica, com o tema Educação que inspira, transforma e conecta.

A abertura da edição de 2023 ficará a cargo da palestra do filósofo, escritor e professor Mário Sérgio Cortella, tendo como tema de sua apresentação Mudar é preciso? Acomodar é perecer, compartilhando com mais de 2.000 servidores da Educação Municipal, de forma presencial, todo conhecimento, experiência e legado por uma educação de qualidade.

A palestra de abertura da jornada pedagógica de 2023 será com filósofo, escritor e professor Mário Sérgio Cortella

A previsão é que passem pelas palestras, oficinas e workshops mais de 5.000 pessoas entre servidores da SME e entusiastas da Educação no município. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria, o www.educacao.piracicaba.sp.gov.br, a partir das 19h do dia 04/10, as quais serão fechadas no dia 09/10, às 12h.

A Comissão Organizadora da edição deste ano da Jornada Pedagógica trabalhou na construção de uma programação que contemplasse a contemporaneidade e as amplas áreas da educação, contando com palestras de profissionais com vasto currículo nas áreas de educação, educação ambiental, educação especial e tecnologia.

“A Comissão Organizadora está se dedicando, desde o início do ano, para elaborar uma programação que atendesse as expectativas da nossa rede. Tudo foi planejado com o intuito de oferecermos uma formação relevante, que contribua para as práticas dos profissionais da educação. Nessa edição, teremos um formato diferente na programação do período diurno, com momentos de palestras, workshops, apresentação musical e apresentação de alguns projetos desenvolvidos nas escolas por meio das parcerias firmadas neste ano”, destaca a supervisora Aline Ambrosano, integrante da Comissão.

Em 2022 a Jornada Pedagógica somou mais de 7 mil participantes. A abertura foi realizada com palestra do professor Leandro Karnal

A edição de 2023 da Jornada Pedagógica traz nomes de renome nacional e internacional. Além de Cortella, o evento contará com palestras de Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora pela USP e colunista da Folha de S. Paulo; do professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa; da professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação e idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata – conhecido nacionalmente e internacionalmente, além do Grupo Triii e de outros grandes palestrantes.

Segundo o secretário da pasta, Bruno Roza, os profissionais da Educação merecem contar com uma formação de qualidade. “A Jornada Pedagógica é o maior evento do ano e a expectativa para a edição deste ano é a melhor possível, trazendo grandes nomes da educação para auxiliar na troca de experiências e bons resultados”, destaca.

AQUECIMENTO – Mais uma novidade para a 15ª Edição do maior e mais tradicional evento da SME é a realização de uma pré-Jornada, contando com uma webinar, às 19h do dia 09/10, com a equipe do Canva for Education, demonstrando as funcionalidades da plataforma de criação de designs, disponível gratuitamente aos mais de 4,5 mil servidores da pasta.

EDIÇÃO 2022 – A edição de 2022 da Jornada Pedagógica produzida pela SME colocou o evento em um patamar de destaque, trazendo palestrantes como Leandro Karnal, Kátia Smole e Gandhy Piorski, importantes nomes dentro e fora da educação, bem como oficinas e palestras relevantes aos servidores da pasta. Com o tema O Futuro da Educação – Superando Desafios, Construindo Saberes, o evento contou com mais de 7.000 participantes.

Confira a programação completa da 15ª Jornada Pedagógica:

Evento de Pré-Jornada

09/10 – 19h – Webinar do Canva for Education

16/10 – 19h – Palestra: Mudar é preciso? Acomodar é perecer – Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella;

17/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Desenvolvendo habilidades em matemática na abordagem Steam – Prof. Me. Rodrigo Morozzi Blanco / Workshop Steam e a BNCC: Possibilidades e desafios – Lilian Bacich e Aline Mendes Geraldi / Apresentação de projetos das escolas municipais;

17/10 – 19h – Palestra: Fortalecimento dos vínculos na comunidade escolar –Drª Vera Iaconelli;

18/10 – 08h / 13h30 – Musicalização e Workshop – Grupo Triii;

18/10 – 18h – Palestra: Como nos tornamos professores e professoras? – Prof. Dr. António Nóvoa;

19/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Educação Ambiental e mudanças do clima: Nutrindo transformações na comunidade e no espaço escolar / Diálogo: Conexões na transição para escolas sustentáveis – Prof. Dr. Edson Grandisoli / Apresentação de projetos das escolas municipais;

19/10 – 19h – Palestra: Transtorno opositor desafiador – Prof. Me. Robson Dias;

20/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Educação 5.0 – Por uma aprendizagem criativa – Profª. Me. Débora Garofalo / Escape Game – Colaborativa / Mesa Redonda com as crianças do Aluno Tutor.