O Programa Ler e Escrever, compreende ações de formação profissional, acompanhamento institucional e conteúdo didático para professores e alunos nas escolas da rede pública municipal de forma integrada à rede pública estadual de ensino, por meio de convênio.
O plano de trabalho prevê:
- Encontros semanais para formação continuada dos coordenadores pedagógicos, pela Equipe de Formação Técnica do Programa Ler e Escrever;
- Encontros semanais para formação continuada dos professores, pelos coordenadores pedagógicos nos HTPC’s;
- Acompanhamento periódico nas U.E.’s – equipe de supervisão e formação;
- Definição de metas de aprendizagem;
- Monitoramento regular do desempenho dos alunos;
- Unificação dos conteúdos anuais referentes ao Programa em consonância com as Diretrizes Pedagógicas da SME;
- Aquisição de livros literários, ampliando o acervo e a diversidade de gêneros.
- Formação Matemática – de 2010 a 2014:
- A partir de 2015, o Programa “Ler e Escrever” é direcionado paro o trabalho na área de Língua Portuguesa, pois a Matemática ganha Programa exclusivo intitulado como “EMAI” (Educação Matemática nos Anos Iniciais), no entanto, o Estado não abriu ainda convênio para os Municípios).
Atualmente a Equipe de Formação do Programa é composta por uma supervisora e duas coordenadoras pedagógicas.
Encontros semanais para formação continuada dos coordenadores pedagógicos, pela Equipe de Formação Técnica do Programa Ler e Escrever ;
A formação pautou-se na necessidade de mudanças na metodologia de ensino;
Ocorreram encontros voltados para elaboração/seleção de atividades específicas para o 1º ano, pois o material não apresenta conteúdos nessa área;
Os conteúdos priorizados pela formação foram “Números e Operações”;
Implantação de mapas de acompanhamento da aprendizagem da matemática pelos alunos, específico em Números e Operações (o mapa permite apenas uma análise qualitativa).