SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Judith Notícias chega às mãos dos alunos da E.M. Profº Judith Moretti Accorsi

6 de agosto de 2014 • André Cruz

 

Jornal será mensal e terá contribuição dos alunos do 1º ao 5º Ano

Um jornal que fala por você, para você e com você. Este é um dos lemas do Judith Notícias, o jornal dos alunos da E.M. Professora Judith Moretti Accorsi, no Parque Piracicaba, que teve a primeira edição distribuída no dia 4 de agosto.

A coordenadora da escola Josiane Stenico, explica que o projeto foi idealizado pela professora Terezinha Campos – a Tetê – do 3 º ano. Ela apresentou a proposta e a ideia foi abraçada pela coordenadora e diretora Marisa Grin. “O jornal foi exposto à equipe conquistando  o envolvimento de todas as professoras. Necessitávamos agora de um nome para o jornal, os alunos deram sugestões e cinco deles foram para votação. Fizemos uma eleição mirim e o escolhido foi Judith Notícias”, explicou.

Os nomes escolhidos para a votação foram: Judith Notícias, Judith News, Jornal Educa Nossa Cuca, JMA e Jornaldith. Ao todo 418 alunos participaram da votação que contou com urna, lista para a assinatura do nome e cédulas.

A aluna da professora Tetê, Ana Beatriz Silva, de 8 anos, disse que essa foi a primeira vez que pôde participar de uma eleição. “A gente se sentiu importante e a maioria da classe ficou nervosa. Tem que ter muita responsabilidade na hora de votar”, declarou a menina que estava torcendo para que o nome do jornal fosse Judith Notícias.

Foto: Marquinhos Ferreira

jud9

O jornal integra vários seguimentos como Aluno Nota 10, Arte Não Tem Idade, Escritor do Mês, Fique de Olho, Fala Que Eu Te Escuto, entre vários outros espaços. A aluna do 3º Ano Lívia Pissinato, ao lado de mais oito alunos, representou a sala dela no Aluno Nota 10, já que tem boas notas nas provas, faz as lições de casa, pesquisa quando a professora solicita e possui um comportamento exemplar. “Fiquei muito feliz e vale a pena estudar sim”, contou.

A idealizadora do projeto conta que a ideia surgiu do desejo de criar um movimento onde os alunos pudessem interagir com sua escola, comunidade e com o mundo. Que não fossem apenas leitores, mas que aprendessem como se opina e como se forma a opinião popular. “Um meio de se expressar e de buscar conhecimento através de pesquisa e o contato com diversos gêneros textuais. Que esse projeto também envolvesse a divulgação dos trabalhos realizados por eles para toda a comunidade, afirmou Tetê.

O Judith Notícias terá publicação mensal e contará com a  ajuda financeira dos pais e do Conselho de Escola e serão feitos 500 exemplares em cada edição. Os alunos irão contribuir com poesias, textos, desenhos e poderão sugerir matérias e assuntos no “Fala que eu te escuto”.

jud

jud3

jud4

jud5

jud6

 

jud7

Maria Eduarda de Oliveira, 3º Ano, ao lado da Horta feita pelos próprios alunos como parte do projeto  “Plantando um futuro melhor… colhendo esperança e sustento”

‹ voltar