6ª Jornada Pedagógica termina com exposição e relatos de projetos escolares

18 de outubro de 2013 • André Cruz

As apresentações de pôrters e relatos das práticas educativas que as escolas municipais realizaram durante todo o ano com os alunos foi destaque no último dia da 6ª Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Ao todo, 38 projetos ficaram expostos por toda a Secretaria. Fotos, objetivo, metologia e descrição compuseram os banners, acompanhados das professoras responsáveis pela execução das atividades nas escolas para possíveis explicações. Além disso, mais 21 projetos foram apresentados de forma oral pelos professores, que dispuseram de 20 minutos para apresentar os principais pontos e os resultados obtidos com a realização de tais práticas educativas e responder às perguntas dos professores, coordenadores e diretores que assistiram aos relatos.

A E.M. Professora Anna Maria Fontabelli Avansi, do bairro Jardim Gilda, trabalhou este ano com as crianças o tema do circo. De acordo com as professoras Rosana Freitas, Berçário I, Adriana Ribeiro, Jardim I e Celina Cassiano, Berçário II, vários personagens circenses foram apresentados aos alunos, como o mágico, palhaço, equilibrista, malabarista, bailarina, entre outros. “Todo mês um personagem era explorado por meio de vídeos, musicas, bonecos, caracterização das próprias crianças; e toda última sexta-feira do mês uma peça teatral era encenada pelas professoras”, conta a
professora Adriana.

Fotos: Fernanda Schmidt

_FER6512_2

Já o tema do meio ambiente foi trabalhado com as crianças da E.M. Nélio Ferraz de Arruda por meio das professoras Tatiana Pinilha, Daliene Silva e Karitânia Macário. Segundo elas, a ideia foi promover mudanças nas relações estabelecidas com o meio ambiente, bem como despertar nos pequenos um olhar valorativo sobre as questões ambientais, proporcionando vivências e ações necessárias de preservação e conscientização visando à formação de seres responsáveis e agentes de mudanças.

O projeto sobre leitura foi defendido pela E.M. Professor Oracy da Silva denominado de “Tapete Literário”. Segundo a diretora da unidade, Janete Vieira, o contato com a leitura na Educação Infantil contribui para a formação de futuros leitores, além de colaborar com todo o processo escolar. “As crianças já estão demonstrando mais interesse pelos livros e o projeto, também, aproximou a família da escola”, diz.

Para a Secretária de Educação Angela Jorge Corrêa, a ideia dos relatos e da exposição dos projetos serviu para valorizar e enaltecer a qualidade do trabalho que as escolas têm desenvolvido junto aos alunos, pais e comunidade. “Além de divulgarem as atividades praticadas durante o ano e seus resultados positivos, os professores puderam tirar dúvidas uns com os outros e trocarem experiências”.

_FER6517_2
_FER6527_2