6ª Jornada Pedagógica: Rosely Sayão fala sobre questões da família na escola

15 de outubro de 2013 • André Cruz

Texto: Rafaela Gazetta/ Romualdo Filho

A questão da família no contexto social foi o mote da palestra ministrada ontem, 14, pela psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, na abertura da 6ª Jornada Pedagógica, promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Inquietações sobre o cotidiano escolar”, a Jornada, que é voltada aos profissionais do magistério da rede municipal, segue até o dia 18 de outubro.

Durante a cerimônia, a Secretária da pasta, Angela Jorge Corrêa, destacou a importância do evento para a formação dos professores da rede municipal de ensino e salientou a dificuldade dos países, como o Brasil, de superarem o gargalo na formação de mão de obra qualificada, o que tem freado seu potencial de desenvolvimento.

“Apenas a educação de qualidade é capaz de mudar esse cenário difícil, em que o desenvolvimento sustentável só é possível com o aumento de produtividade, que requer, por sua vez, profissionais bem preparados”, disse. Segundo ela, a preparação desses profissionais começa na infância. “A educação infantil é a peça mais importante nessa engrenagem, pois aí está a base de uma educação competente e cidadã”.

Foto: Fernanda Schmidt

Abertura_Jornada_Pedagogica_10

Logo em seguida, foi a vez de Rosely Sayão tocar fundo no tema do evento, argumentando que há muitas falhas no Brasil sobre o aprendizado infantil. “Fala-se muito que as crianças apresentam dificuldades de aprendizagem, muitas vezes decorrentes de problemas que estão na família, mas este diagnóstico não é toda a verdade. O maior problema no Brasil é de ‘ensinagem’, que está diretamente relacionada ao professor”, ironizou, fazendo o trocadilho.

Com a perda da autoridade dos professores, somada à entrada em cena de novas teorias sobre a educação, principalmente vindas dos EUA, as crianças passaram a ser encorajadas ao estudo, como se tivessem perdido o estímulo para tal, situação impensável na década anterior quando a escola tinha um papel bem definido na sociedade. Um dos caminhos encontrados para esse encorajamento foi atrair a família para dentro da escola. Porque a escola sozinha já não dava mais conta de sua responsabilidade e precisava da cumplicidade e da ajuda dos pais.

A presidente da comissão organizadora Maria da Graça Victorino de Paula, informa que, ao todo, seis palestras serão ministradas por profissionais renomados. Hoje, 15, a palestra será direcionada pelo professor Fábio Luis D’Angelo com o tema “O corpo em movimento na escola: teoria e prática da alfabetização corporal”. Amanhã, 16, é a vez da doutora Márcia Gobbi e do professor e doutor Clécio dos Santos Bunzen Junior que falarão sobre “As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil” e dos “Desafios na alfabetização no século XXI: práticas e metodologias”, respectivamente.

Na quinta-feira, 17, “Produção de textos: reescrita e o trabalho no percurso de autoria” será o tema da palestra da professora Kátia Brakling, e “Os desafios para a construção de uma escola inclusiva”, será ministrada pela professora Adriana Sapede Rodrigues.

Homenagem –Na semana que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro, a Câmara de Vereadores, por meio do Vereador José Luis Ribeiro, homenageará 22 professores da Rede Municipal de todos os segmentos, entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Física, EMEC (Escola Municipal de Educação Complementar) e CIEJA (Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos). A cerimônia está marcada para às 19h30, do dia 18 de outubro, no Sindicato dos Metalúrgicos. Após as homenagens, haverá um show com a Banda Acrópolis.

“A iniciativa do Vereador José Luiz Ribeiro nos deixou muito honrados. É uma satisfação muito grande poder retribuir, de alguma maneira, pelo trabalho tão eficiente que os nossos professores têm desenvolvido junto às crianças, jovens e adultos” enalteceu a Secretária Angela.

Abertura_Jornada_Pedagogica_1

Abertura_Jornada_Pedagogica_5