SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

SME inicia a 1ª edição dos Jogos Internos 2017 das Escolas

12 de maio de 2017 • André Cruz

Mais de 16 mil alunos do ensino fundamental da Rede participam do evento esportivo/ cooperativo dentro das escolas

Teve início no dia 24 de abril, o 1º Jogos Internos 2017 das Escolas, que consiste em projetos esportivos e cooperativos dentro das unidades. Diferente do que ocorria há 13 anos nos Jogos Infantis, em que as 46 escolas municipais de ensino fundamental competiam  no Ginásio Municipal Waldemar Blatskauskas, as escolas terão liberdade, este ano, em adequar o projeto de acordo com a proposta pedagógica e necessidade de cada uma, dentro do contexto recomendado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Segundo a formadora em educação física da SME, Priscila Lima, ficou a critério das escolas realizar um evento de vários dias ou apenas um. “Todas as escolas estão participando, totalizando 16.474 alunos de 6 a 10 anos de idade. Tem escola que fará  um evento competitivo, com disputa entre os alunos da mesma sala e outras com interação entre crianças de diferentes idades. Há também aquelas que desenvolverão projetos cooperativos, em que envolvem famílias e comunidade, arrecadando materiais para doação para contar ponto no evento, por exemplo”, conta. Dentre as modalidades, destacam-se queimada, corrida, boliche, atividade cooperativa, paraquedas, tabuleiro, futebol, tiro ao alvo, vôlei sentado, atividades adaptadas e estafeta.

maximiano2

Priscila relata ainda que algumas escolas optaram por realizar esquema de festival ou gincana. Há eventos que estão sendo organizados apenas pelos professores e outros que envolvem toda equipe, com questões do intervalo, tarefa de casa, conteúdo da sala de aula, de educação física e contexto extraclasse. “Algumas escolas optaram por desenvolver campeonato de jogos de tabuleiro e até mesmo envolver um outro conteúdo da educação física, que é a atividade rítmica expressiva, com mostra cultural”, completa a formadora. A SME disponibilizou medalhas de participação.  As atividades poderão ser realizadas até o último dia do primeiro semestre dentro do calendário de eventos da SME.

Fotos: divulgação

E.M. Maximiano Fermino Gil

maximiano1

 

maximiano3

E.M. José Antonio de Souza

joseantonio1

 

joseantonio2

 

‹ voltar