Intercâmbio entre escolas reforça trabalho pedagógico em Piracicaba

5 de agosto de 2013 • André Cruz

Na manhã do dia 30 de julho, a E.M. Antonio Boldrin, Parque Orlanda, recebeu a visita de 14 funcionárias, entre diretora, coordenadora e professoras que atuam na Escola Municipal Casa da Criança Aracy, de Americana, que atende cerca de 320 crianças de 0 a 6 anos de idade. A assessora pedagógica, Teresinha Fingueirut esteve representando a Secretária Municipal Angela Jorge Corrêa.

Segundo a diretora da Casa da Criança, Sandra Guimarães, a visita foi uma forma de conhecer o trabalho e o modelo de aprendizagem desenvolvido e praticado pelo diretor Peterson Rigato e sua equipe na Antonio Boldrin. Na oportunidade, as visitantes conheceram as instalações da escola, conversaram com as crianças, tiraram dúvidas e compartilharam ideias.

Fotos enviadas pela escola
DSC06094_2

Para o diretor Peterson, o reconhecimento de um trabalho desenvolvido com responsabilidade e amor é fantástico.  O diretor e sua equipe fazem uso da metodologia das “Culturas Infantis”, que tem como foco a criança, dando visibilidade para suas falas, expressões, sentimentos, gostos, gestos. “O adulto/professor tem a tarefa de organizar o espaço e de pensar em como trabalhar para que as crianças consigam adquirir o conhecimento, construindo com elas o significado da autonomia, reorganização dos espaços e tempos”, explica ele.

Este modelo de aprendizagem é parte do desdobramento do Projeto Político Pedagógico de 2013, “Singulares na diversidade e diversos na singularidade: as culturas infantis deslocadas”, que demarca a imersão nos estudos dentro da temática diversidade. Segundo a escola, 1pressupõem-se por meio do Projeto que haja um intercâmbio entre escola-família-crianças, um esforço conjunto de pais, mães, professores e comunidade escolar para encontrar respostas a inúmeros problemas e criar condições para que na educação infantil seja um espaço de inclusão.

DSC06066_2

DSC06121_2