.: Inscrições para a 15ª Jornada Pedagógica começam hoje, 05/10

5 de outubro de 2023 • Ygor Oliveira

A Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba abre oficialmente, a partir das 19h30 de hoje, quinta-feira, 05/10, as inscrições para a 15ª edição da Jornada Pedagógica – Educação que inspira, transforma e conecta, que se encerram às 12h do dia 09/10, devendo ser realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria, o www.educacao.piracicaba.sp.gov.br. A abertura das inscrições seria ontem, mas foi adiada devido a problemas técnicos causados pela forte chuva que atingiu o município.

O evento será realizado entre os dias 16 e 20/10 e podem se inscrever apenas servidores vinculados à SME, tendo como objetivo principal oportunizar formações de qualidade a todos os professores, gestores e funcionários da Rede Municipal de Educação. A abertura da edição de 2023 ficará a cargo do filósofo, escritor e professor Mário Sérgio Cortella, com a palestra Mudar é Preciso? Acomodar é Perecer, sendo realizada de forma presencial no Salão Social do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região.

Dentre as novidades para a 15ª edição do maior e mais tradicional evento da SME, está a realização de um evento de pré-Jornada. Na próxima segunda-feira, 09/10, às 19h, através do canal do youtube da SME Piracicaba, haverá uma webinar com a equipe do Canva for Education, demonstrando as funcionalidades da plataforma de criação de designs. As ferramentas da plataforma estão disponíveis gratuitamente aos mais de 4,5 mil servidores da pasta, bem como para uso dos alunos em sala de aula.

A Comissão Organizadora da edição deste ano da Jornada Pedagógica trabalhou na construção de uma programação que contemplasse a contemporaneidade e as amplas áreas da educação, contando com palestras de profissionais com vasto currículo nas áreas de educação, educação ambiental, educação especial e tecnologia.

“A Comissão Organizadora está se dedicando, desde o início do ano, para elaborar uma programação que atendesse as expectativas da nossa rede. Tudo foi planejado com o intuito de oferecermos uma formação relevante, que contribua para as práticas dos profissionais da educação. Nessa edição, teremos um formato diferente na programação do período diurno, com momentos de palestras, workshops, apresentação musical e apresentação de alguns projetos desenvolvidos nas escolas por meio das parcerias firmadas neste ano”, destaca a supervisora Aline Ambrosano, integrante da Comissão.

Além de Cortella, a edição de 2023 da Jornada Pedagógica traz nomes importantes no cenário nacional e internacional, como Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora pela USP e colunista da Folha de S. Paulo; do professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa; da professora Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação, e idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata – conhecido nacionalmente e internacionalmente, além do Grupo Triii e de outros grandes palestrantes.

Confira a programação completa da 15ª Jornada Pedagógica:

Evento de Pré-Jornada – 09/10 – 19h – Webinar do Canva for Education – Canal do Youtube SME Piracicaba

16/10 – 19h – Palestra: Mudar é preciso? Acomodar é perecer – Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella – Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região;

17/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Desenvolvendo habilidades em matemática na abordagem Steam – Prof. Me. Rodrigo Morozzi Blanco / Workshop Steam e a BNCC: Possibilidades e desafios – Profª. Me. Lilian Bacich e Profª. Me. Aline Mendes Geraldi / Apresentação de projetos das escolas municipais – Local: Anfiteatro SME;

17/10 – 19h – Palestra: Fortalecimento dos vínculos na comunidade escolar –Drª Vera Iaconelli – Local: Anfiteatro SME;

18/10 – 08h / 13h30 – Musicalização e Workshop – Grupo Triii – Local: Anfiteatro Pecege;

18/10 – 18h – Palestra: Como nos tornamos professores e professoras? – Prof. Dr. António Nóvoa – Local: Anfiteatro Pecege;

19/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Educação Ambiental e mudanças do clima: Nutrindo transformações na comunidade e no espaço escolar / Diálogo: Conexões na transição para escolas sustentáveis – Prof. Dr. Edson Grandisoli / Apresentação de projetos das escolas municipais – Local: Anfiteatro SME;

19/10 – 19h – Palestra: Transtorno opositor desafiador – Prof. Me. Robson Dias – Local: Anfiteatro SME;

20/10 – 08h / 13h30 – Palestra: Educação 5.0 – Por uma aprendizagem criativa – Profª. Me. Débora Garofalo / Escape Game – Colaborativa / Mesa Redonda com as crianças do Aluno Tutor – Local: Anfiteatro SME.