Educação firma parceria com o IHGP

15 de julho de 2013 • André Cruz

Você conhece a história de Piracicaba? Qual a origem do nome e quem foram os primeiros moradores? Sabe por que ela foi chamada, durante muito tempo, de Atenas Paulista? E por qual motivo a Rua Boa Morte recebeu esta nomenclatura? Essas e outras inúmeras perguntas podem ser respondidas e muito bem explicadas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), que completa em agosto 46 anos de fundação.

Por iniciativa de um grupo de historiadores e pesquisadores, o Instituto nasceu com a intenção de acolher, organizar, preservar e disponibilizar ao público todos os documentos relacionados à história e geografia da cidade. Por conta disso, o IHGP acumulou durante os anos um considerável acervo de documentos, fotos e publicações de Piracicaba e do Brasil tornando-se o principal centro de preservação da memória da cidade e importante fonte de pesquisa para estudantes, acadêmicos, jornalistas e historiadores.

Segundo o presidente do IHGP, Vitor Pires Vencovsky, é relevante que desde cedo saibamos a importância e os contextos sociais e culturais da cidade em que moramos. Várias personalidades que nasceram ou viveram parte da vida em Piracicaba, por exemplo, são reconhecidas e respeitadas em todo o país.

Foto: Fernanda Schmidt
_FER9267

Instituto completa 46 anos de fundação em agosto

É o caso de Prudente José de Moraes Barros, que nasceu na cidade de Itu, em 1841, e faleceu em 1902 em Piracicaba, onde atuou como advogado e vereador antes de tornar-se o 3º Presidente da República. José Ferraz de Almeida Júnior, que também nasceu em Itu, 1850, e faleceu em Piracicaba, em 1899, foi um artista plástico e precursor da abordagem temática regionalista; o Dia do Artista Plástico é comemorado em 8 de maio, dia de seu nascimento. E o piracicabano Thales Castanho de Andrade que foi escritor,  historiador e professor. Hoje é aceito como o criador do gênero infanto-juvenil da literatura brasileira.

Para Vencovsky, Piracicaba tem um papel de extrema importância para o Brasil e também para o mundo. Além das personalidades, a região é visada economicamente. A instalação de empresas de grande porte na cidade é um exemplo disso.  A Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, acredita que as tradições e a cultura da cidade precisam ser preservadas e resgatadas pela nova geração. “O material e palestras do IHGP podem auxiliar as escolas municipais quanto a vários aspectos da história de Piracicaba, inclusive na sensibilização, socialização e resgate de tradições”, diz.
Para auxiliar professores e alunos em História e outras disciplinas, o IHGP promove palestras e cursos sobre a história de Piracicaba, exposições com fotos antigas da cidade, visitas orientadas ao acervo, consulta de livros, periódicos e material iconográfico para pesquisas e trabalhos escolares e acervo digital.

Parceria – A partir do semestre que vem, o IHGP estará mais próximo das crianças e dos professores. A parceria entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Educação tem o propósito de orientar e treinar os professores da rede municipal de ensino. Membros do próprio Instituto poderão ministrar treinamentos, fornecer o material didático e visitar os alunos nas escolas. “A História traz conhecimento. Um lugar somente é valorizado quando se conhece a história dele, a cultura, as tradições e o povo”, opina Vitor Pires Vencovsky, presidente do IHGP.  “Se as crianças entenderem o significado do Rio Piracicaba elas vão preservá-lo. Se você conhece, você preserva, cuida”, acrescenta. Para tanto, os professores da rede municipal de ensino podem fazer solicitação diretamente ao IGHP pelo telefone 3434-8811.

Acervo – O IHGP possui dois tipos de acervo: o físico e o digital. Na sede do Instituto é possível pesquisar por meio de livros, jornais, documentos e revistas de estudos históricos e ciências correlatas. Já o site disponibiliza jornais, revistas, livros, documentos avulsos, vídeos, mapas e fotos de cenas cotidianas no espaço urbano e áreas rurais de Piracicaba; eventos comemorativos oficiais e típicos da cultura local (séculos XIX e XX); e ainda fotos de obras públicas com um acervo da Prefeitura Municipal (séculos XIX e XX) e um link chamado Linha do Tempo onde é possível encontrar todas as edições da revista do IHGP e os ex-presidentes do Instituto. O Instituto também está inserido nas redes sociais como Youtube, Facebook, Twitter, Flickr e Blog.

Doações – vídeos e fotos antigas de Piracicaba podem ser doados ao IHGP. O material será digitalizado e devolvido posteriormente, ficando disponível ao público por meio do site. As doações podem ser feitas na sede do Instituto – Rua do Rosário, 781 – ou pelo email ihgp@ihgp.org.br. Mais informações pelo telefone 3434 8811.

Fotos: Fernanda Schmidt

_FER9260