13 de março de 2014 • André Cruz

O Conselho Municipal de Educação realizou no dia 13, às 19h, o I Encontro de Formação de Conselheiros Escolares do Município de Piracicaba – SP. Ao Conselho Escolar cabe reforçar o projeto político pedagógico da escola, garantindo a participação da comunidade escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica. Seu objetivo de maior alcance é a melhoria da qualidade social da educação. Este fórum é um convite para que possam debater, expor idéias, compartilhar conhecimentos e propor mecanismos democráticos para uma gestão inovadora.

Na ocasião, houve a palestra: “Quer um Conselho? Políticas Públicas em Educação e Processos de Democratização”, que será ministrada pelo professor Flávio Caetano – Coordenador do Curso de Formação para Conselheiros do CME, no Estado de São Paulo, pela UFSCar, em convênio com o MEC.

SME_1066

A secretária e a presidente do CME Renata Fedrigo e Sandra Perina, o palestrante Flávio Caetano e o Prefeito Gabriel Ferrato

Além desta, mais quatro palestras serão realizadas com temas que visem:

– Ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas.
– Apoiar a implantação e o fortalecimento de Conselhos Escolares.
– Instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de Conselhos Escolares.
– Promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de Conselheiros Escolares.
– Estimular a integração entre os Conselhos Escolares.
– Apoiar os Conselhos Escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade.
– Promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

SME_1064

SME_1038