História sobre dragão dos alunos da E.M. Oracy da Silva vira livro

15 de dezembro de 2015 • André Cruz

Eles pareciam verdadeiros mini escritores. Na verdade, um deles se intitulou como tal. Os 25 alunos do Jardim II A da Escola Municipal Oracy da Silva, no Jardim Taiguara, foram os responsáveis pela criação da história “Bebê Dragão”, que se transformou em livro repleto de ilustrações feitas por eles.

Tudo começou quando a professora da turminha, Tatiana Zanella, estudando o gênero Contos com as crianças, leu a história da Malévola e os pequenos se interessaram pelo dragão da história.   “O dragão acabou virando o mascote da sala e uma criança trouxe o personagem de brinquedo e daí surgiu a ideia de construir o próprio dragão e, a partir disso, surgiu a história criada por eles”

Segundo Tatiana, três elementos principais foram pensados pelas crianças: o dragão, um vulcão e um ovo. Depois disso, a história pode ter começo, meio e fim. “Eles foram contando a história e eu anotando tudo. Durante as rodas de conversa eu lia o rascunho e fazia as alterações sugeridas pelas crianças”, explica Tatiana.

Fotos: Fernanda Schmidt

_FER5833

O livro contém 10 páginas e os desenhos ilustrativos também foram feitos por elas. A pedido da turma, a última página do livro foi reservada para a foto de cada um.

Os alunos Lucas Souza, Nubia Santos e Enzo Restodoro contaram que cada um fez um desenho e iam falando para a professora as ideias que surgiam na cabeça. “Vou guardar o livro para sempre e serei escritor quando eu crescer”, disse Lucas. Na sexta-feira, dia 11, as crianças contaram a história, juntamente com a professora, aos pais e familiares.

_FER5793

_FER5812